Octanage

By André Piazza e Vinícius Fachinetto

Listen to a podcast, please open Podcast Republic app. Available on Google Play Store.


Category: Business

Open in Apple Podcasts


Open RSS feed


Open Website


Rate for this podcast

Subscribers: 6
Reviews: 0

Description

Octanage é combustível para inovar. Sua dose de sabedoria e inspiração para empreender. Descubra como agir e pensar como um gestor de sucesso!

Episode Date
Nubank e iFood: Entenda o Modelo de Negócios
36:55

O que é um modelo de negócio?

É a forma como uma organização cria, entrega e captura valor.

  • Criar valor: desenvolver ofertas que entreguem soluções para clientes específicos
  • Entregar valor: para esse cliente
  • Capturar valor: recompensa dada pelo cliente

Por quê usar a Tela de Modelo de Negócios?

O Business Canvas oferece a oportunidade para gestores terem uma visão clara de todos os elementos chave de qualquer negócio em apenas uma folha de papel. Ele é:

  • Simples, fácil de entender
  • Focado e flexível 
  • Entregar mais valor para o cliente
  • Fácil de ver relacionamento entre os blocos - muito mais difícil de ver em um plano tradicional de negócios
  • Clareza na comunicação para outros / equipe e integração entre as equipes
  • Alocar melhor os recursos da empresa
  • Visão Estratégica da sua atuação como gestor

 

A Tela de Modelo de Negócios é o seu negócio descrito em apenas uma folha

 

Passo-a-Passo de Como Preencher a Tela de Modelo de Negócios

Você escuta em detalhes no episódio passado LAB020.

  • Inicia em torno do cliente: segmentos de mercado / personas e incrementa a Proposta de Valor para cada um deles
  • Fontes de Receita
  • Canais e Relacionamento com Clientes
  • Recursos e Atividades-Chave 
  • Parceiros e Estrutura de Custos
Aug 02, 2020
O Canvas da Transformação Digital para Gestores e Equipes | P007
07:57

Inspirado na sequência de episódios sobre Transformação Digital publicadas aqui no Octanage e cujos episódios estão disponíveis no podcast e em octanage.com/digital, criei uma ferramenta para guiar a identificação de oportunidades e implementação de iniciativas digitais no seu empreendimento: o Canvas da Transformação Digital.

 

O Que É o Canvas da Transformação Digital

O canvas que eu criei é um diagrama visual concebido ao redor de 4 fatores de sucesso de um projeto de transformação digital:

  1. Pessoas
  2. Valor
  3. Operação
  4. Gestão

 

Para detalhar cada fator de sucesso, desenhei 6 blocos centrais, cada um deles representando os pilares da transformação digital mencionados na série de episódios passada:

  1. Engajamento do Funcionário
  2. Experiência do Cliente
  3. Novas Receitas e Vendas Digitais
  4. Eficiência e Automação
  5. Processo de Tomada de Decisão
  6. Novos Modelos de Negócios

Por Quê Utilizar o Canvas da Transformação Digital

O canvas descomplica as iniciativas digitais no seu empreendimento porque provê um pano de fundo simples e claro para que as pessoas tragam o melhor da sua contribuição para a discussão.

 

Por ser uma ferramenta visual, ele acaba alinhando não só quem participou da elaboração mas rapidamente permite a outras pessoas interessadas de entender e então contribuir. Ou seja: no canvas cabem infinitas ideias em um exercício infinito de criatividade e de refinamento.

 

Como Utilizar o Canvas da Transformação Digital

O Canvas é um barato! Foi concebido para ser utilizado em exercícios e simulações com a equipe. Adicionei espaço para identificar a equipe, data e versão. Também incluí blocos para identificar o cenário e os objetivos que a equipe tinha em mente no momento em que preencheu o canvas.

 

Esses exercícios são muito divertido: tudo leva a convergir a experiência e o conhecimento da equipe multidisciplinar para a identificação de oportunidades digitais para o seu negócio.

 

Dá uma espiada lá no octanage.com/canvas prá ver como ficou.

4 Fatores de Sucesso de um Projeto de Transformação Digital

Se faltar um deles, o projeto fica incompleto!

  1. Pessoas

A tentação nos projetos digitais é o brilho das ferramentas. Automação, inteligência artificial, integração de dados, acesso à grandes volumes de dados em tempo-real e a elevada capacidade computacional nos levam a perseguir os extremos da tecnologia para entregar valor.

 

Pode acontecer que nessa busca o gestor se esqueça de que todas essas melhorias têm que empoderar quem realmente entrega e valoriza esses resultados: as pessoas. 

 

O canvas ajuda você a identificar as principais pessoas envolvidas: clientes e funcionários, e a segmentá-los para melhor servi-los com os projetos que você e a sua equipe vão criar.

  1. Valor

O objetivo de um negócio é criar, entregar e capturar valor. Não podia deixar de colocar isso em primeiro plano na hora de criar o seu projeto de transformação digital. 

 

Clientes e Receita é como um negócio entrega e captura valor: resolvendo problemas e sendo recompensado por isso. O canvas coloca o negócio em primeiro plano. Um foco especial é dado para as novas fontes de receitas criadas a partir do momento em que um negócio começa a explorar as possibilidades de conexão com pessoas no mundo digital.

  1. Operação

O empreendimento utiliza atividades, recursos e parceiros para criar valor, e isso caracteriza a operação do negócio.

 

A transformação digital eleva a operação por criar iniciativas de ganho de eficiência - seja em tempo, custos, ou recursos - e por automatizar processos e ações que anteriormente encontravam fricção por serem feitos manualmente ou sem uma coordenação. 

  1. Gestão

A Operação do negócio gera resultados que podem ser medidos em indicadores e visualizados pela equipe de forma a auxiliar a tomada de decisão e o alinhamento desses resultados com as metas e objetivos estabelecidos pelos gestores. Daí surgem os dashboards, que capturam o universo de informações e ações operacionais e traduzem em visualizações simples que empoderam a equipe, os gestores e investidores a tomarem decisões para o sucesso do negócio.

 

Me admira que tantas iniciativas digitais não tirem proveito da disponibilidade de dados para ajudar o gestores a rodar o dia-a-dia da empresa. Com o canvas você não vai esquecer disso!

 

E por fim o último bloco é o modelo de negócios, que a gente segue explorando aqui no Octanage numa sequência de episódios. Recomendo que você utiliza o Business Canvas - a Tela do Modelo de Negócios - para modelar o seu negócio e extrair as lições de onde a transformação digital pode causar um impacto.

 

Se animou com esse canvas e gostaria de fazer um exercício no seu empreendimento e com a sua equipe? Escreve prá gente. O canva está disponível para download em octanage.com/canvas  e você pode utilizar o formulário de contato para acionar o idealizador do canvas com experiência em conduzir esse tipo de workshop e atingir objetivos nesse tipo de projeto.

Jul 27, 2020
Como Usar a Tela do Modelo de Negócios | LAB020
32:38

No último episódio da série de episódios sobre Transformação Digital falamos sobre como desenvolver novos modelos de negócio usando ferramentas de inovação, e ressaltamos a importância da Tela do Modelo de Negócios (também conhecida como "Business Canvas", nome original em inglês).

Originalmente publicada no livro publicado “Business Model Generation: Inovação Em Modelos De Negócios” por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, a Tela tomou o mundo de surpresa e causou um profundo impacto. Empreendedores e gestores que anteriormente tinham dificuldade em entender o seu negócio agora conseguiam visualizar a sua íntegra em uma única página. Equipes trabalhando em inovação tinham um modelo inicial para formular ideias. Startups emergentes podiam discutir abertamente o seu modelo de negócios em busca de validação. Investidores e venture capitalists conseguiam entender o que um negócio fazia sem precisar ler páginas. O ecossistema empreendador e de inovação ganhava uma ferramenta simples e confiável para dar pequenos grandes passos na construção de novos negócios. 

Esse assunto é inspiração constante aqui no Octanage. Ao longo dos últimos anos, fiz algumas Lives a respeito do assunto (Como Funciona o Canvas da Proposta de Valor e Estudo de Caso do Airbnb) e utlizo com frequência em projetos e em mentorias com gestores.

Antes de falar sobre a Tela, revisamos o conceito de modelo de negócio.

O que é um modelo de negócio?

É a forma como uma organização cria, entrega e captura valor.

  • Criar valor: desenvolver ofertas que entreguem soluções para clientes específicos
  • Entregar valor: para esse cliente
  • Capturar valor: recompensa dada pelo cliente

Por quê usar a Tela de Modelo de Negócios?

O Business Canvas oferece a oportunidade para gestores terem uma visão clara de todos os elementos chave de qualquer negócio em apenas uma folha de papel. Ele é:

  • Simples e fácil de entender
  • Focado e flexível 
  • Entregar mais valor para o cliente
  • Fácil de ver relacionamento entre os blocos - muito mais difícil de ver em um plano tradicional de negócios
  • Clareza na comunicação para outros / equipe e integração entre as equipes
  • Alocar melhor os recursos da empresa
  • Visão Estratégica da sua atuação como gestor

A Tela de Modelo de Negócios é o seu negócio descrito em apenas uma folha

9 Blocos Inter-relacionados disponível em octanage.com/lab020 

  • No centro, o mais importante e onde acontece as inovações mais transformativas: a proposta de valor
  • No lado esquerdo, a infraestrutura: os fornecedores e insumos necessários para entregar ofertas
  • No lado direito, os relacionamentos: canais e clientes
  • Abaixo, as finanças: custos e receitas
  1. Segmentos de Clientes

  • Para quem nós estamos criando valor?
  • Quem são os clientes mais importantes? Como segmentá-los?
  • As necessidades de cada segmento justificam ofertas específicas?
  • Quais canais de distribuição usados para atingir cada segmento?

Exemplo: Google tem no mínimo 2 segmentos diferentes

  • Anunciantes
  • Consumidores 

Para cada um deles, a empresa desenvolve uma proposta de valor diferente.

  1. Proposta de Valor

  • Qual problema do cliente estamos resolvendo?
  • Quais ofertas disponibilizamos para cada segmento?
  • Qual o valor que de fato entregamos através da oferta? Exemplos que vão além das funcionalidades:
  • Desempenho
  • Personalização
  • Design
  • Marca
  • Preço
  • Redução de Custo
  • Conveniência
  1. Canais

  • Como você promove, venda e entrega para o seu cliente?
  • Você vai utilizar um canal próprio ou terceirizado?
  • Quais canais funcionam melhor? Direto vs. indireto 
  • Quais canais são mais eficientes em custos
  • Como integramos com a rotina do cliente
  1. Relações com Clientes

  • Como você conquista, mantem e aumenta a sua base de clientes
  • Entenda a jornada do seu cliente e as expectativas para enumerar o que é importante e como você interage com eles - LAB015 -Experiência do Cliente
  • Satisfação e lealdade determinam recompra
  1. Fontes de Renda

  1. Recursos Chave

  • Descreva e liste os seus recursos mais importantes para entregar valor
    • Canais: recursos para atingir os segmentos
    • Receita: recursos necessários para gerar receita
    • Relacionamento com os clientes: recursos necessários para gerenciar a experiência
  • Tipos de recursos: Fisico, Intelectual, Humano ou Financeiro
  1. Atividades Chave - Core Business

  • Quais as atividades mais importantes para fazer o seu negócio funcionar? Se ele não está relacionado diretamente com a sua proposta de valor, ele não é chave
    • Canais: atividades para atingir os segmentos
    • Receita: atividades necessárias para gerar receita
    • Relacionamento com os clientes: atividades necessários para gerenciar a experiência
  1. Parceiros Chave

  • Quais os nossos parceiros e fornecedores mais importantes?
  • Quais atividades e tarefas são extremamente importantes para entregar o seu produto/serviço mas não são realizados por você?
  • O que o seu negócio pode NÃO fazer para focar mais nas Atividades Chave?
  1. Estrutura de Custos

  • Liste os custos chave da sua operação relacionados somente a sua proposta de valor
  • Como eles estão relacionados às receitas?
  • Como eles estão relacionados às atividades?

Passo-a-Passo de Como Preencher a Tela de Modelo de Negócios

Não existe uma ordem certa, mas nesse artigo sugerimos essa:

  1. Inicia em torno do cliente: segmentos de mercado / personas e incrementa a Proposta de Valor para cada um deles
  2. Canais e Relacionamento com Clientes
  3. Fontes de Receita
  4. Recursos e Atividades-Chave 
  5. Parceiros e Estrutura de Custos
Jul 20, 2020
Novos Modelos de Negócio - Pilar #5 da Transformação Digital | LAB019
41:10

O pináculo da transformação digital é criar um modelo de negócio sustentável, rentável, e que entregue valor para um cliente usando canais digitais para a interação com o cliente.

Deixamos esse pilar por último porque ele abraça e encapsula todos os outros aspectos da transformação digital. Todas as interações entre pessoas e sistemas, clientes e fornecedores estão descritas dentro de um modelo de negócios. Todos os relacionamentos necessários para entregar valor para o cliente estão mapeados dentro do modelo de negócios.

O que é um modelo de negócio?

É a forma como uma organização cria, entrega e captura valor.

  • Criar valor: desenvolver ofertas que entreguem soluções para clientes específicos
  • Entregar valor: para esse cliente
  • Capturar valor: recompensa dada pelo cliente

Como eu crio um novo modelo de negócio na minha empresa?

1. Mapear o modelo de negócio atual 

Sugiro utilizar a Tela de Modelos de Negócio, também conhecida como Business Canvas: 9 colunas / caixas dispostas num diagrama mapeando todo o negócio. Detalharemos no próximo episódio. 

2. Analisar e encontrar possibilidades de melhoria

3. Incrementar o modelo de negócio atual OU criar um novo modelo de negócios baseado nas oportunidades digitais encontradas

Por quê mapear o modelo de negócio atual ao invés de criar um novo de imediato?

A forma mais simples de executar um projeto de transformação digital de sucesso é identificar as possibilidades digitais no processo atual.

10 Formas de Inovar o Seu Modelo de Negócios

Um novo modelo de negócios é uma inovação. No episódio de hoje, entregamos para você muitas formas de inovar com exemplos concretos de gente que utilizou cada estratégia.

1. Modelo de Receita: Como fazer dinheiro

Formas de inovar:

  • Assinatura: Netflix / Spotify / Clubes de Vinhos / Dollar Shave Club
  • Ativos / Vender algo: Vale especialmente para produto físico. O cliente compra uma vez, e faz o que quiser com o produto. Usa, revende ou joga fora
  • Taxas: Cliente paga pelo uso, ou por hora. Muito comum para serviços
  • Assinatura: Receita recorrente e diluída entre os usuários. Custos altos e baixa margem no começo da operação, mas com o tempo e quantidade de clientes, resultados melhoram
  • Aluguel: Airbnb (para ativos imobiliários), hosts como Google, Microsoft, Amazon (para ativos digitais), Yellow (para ativos)
  • Licenças: Royalties e copyrights
  • Broker: Ganhar por conexão -  ex. Mercado imobiliário e mercado de ações
  • Anúncios: Google, Facebook, Amazon

2. Rede de Relacionamento: Como conectar com outros para criar valor

Formas de inovar: Alianças, Franchising, Reaproveitamento

  • Exemplos: Redes Hoteis, McDonalds, Criando Franquias de Sucesso (Prof. Gilmar Gianni, E060) por exemplo a Croasonho

3. Estrutura: Como organizar e alinhar seus talentos e ativos

Formas de inovar: Padronizar ativos, incentivos, integracao de IT, knowledge base, terceirização

Exemplos: Hosting de Internet / nuvem; terceirização do que não é fundamental da empresa (muito comum em TI)

4. Processo: Como usar métodos diferenciados para realizar seu trabalho

Formas de inovar: Crowdsourcing, IP, sistema logístico, produção sob demanda, automação, analíticos preditivos, eficiência, design estratégico,, padronização de processo

Exemplos: Alster (crowdfunding); RPA (Robotic Process Automation) - BluePrism, AutomationAnywhere; episódio anterior Labo17 (Zapier, Siri, Alexa, Assistente do Google)

5. Desempenho de Produto: Como desenvolver funcionalidades únicas e distintas

Formas de inovar: Adicionar funcionalidade, personalização, facilidade de uso, funções que engajam, sensibilidade ambiental, foco na audiência, simplificação, segurança, design

Exemplos: modelo SaaS e de nuvem

6. Portfolio de Produtos: Como criar produtos e serviços complementares

Formas de inovar: Extensões, plugins, oferta integrada, sistema modular, planos, plataforma

Exemplos: Amazon (começou vendendo livros e foi incrementando as categorias até se tornar a maior oferta de produtos do planeta); Loggi (unicórnio brasileiro, episódio P005); Netshoes e Marisa

7. Serviço: Como suportar e amplificar o valor das ofertas

Formas de inovar: Valor agregado, concierge, garantia, aluguel ou lease, programa de fidelidade, servicos personalizado, self service, trials, comunidades

Exemplos: já entrega o software, incremento óbvio é o suporte, treinamento, consultoria; trials foi popularizado na Web 2.0 como forma de coletar as informações de pagamento, criar uma experiência inicial positiva e monitorada, e eliminar qualquer transição entre o trial e o pagamento de assinaturas

8. Canais: Como entregar ofertas para clientes e usuários

Formas de inovar: Contextual (localização, ocasião e situações), cross-selling, diversificação, canal direto, distribuição indireto, afiliados, quiosques

Exemplos: Peixe Urbano, Groupon em termos de ofertas contextuais

9. Marca: Como criar a percepção do seu negócio e da sua oferta

Formas de inovar: Extensão da Marca, licenciamento, certificação, co-branding, private label, estratégias, alinhamento de valores

Exemplos: Carros nos EUA (Nissan - Infiniti; Toyota - Lexus); Coca-Cola, Fanta, Sprite, Guaraná Jesus; Johnnie Walker (vários labels); licenciamento: marcas de moda (Versace, Dolce & Gabbana, Dior); Globo abriu portal de notícias separado chamado G1

10. Lealdade de Clientes: Como criar experiências memoráveis e clientes leais

Formas de inovar: Autonomia e autoridade, comunidade e pertença, curadoria, automatização da experiência, simplificação, personalização, badges.

Exemplos: princípio de todas as redes sociais com conteúdo criado pelos usuários, Netflix (começou como DVD nos EUA Qwister, segmentando a oferta em seguida: resolução normal, alta definição, ultra HD, e DVD)

Jul 13, 2020
Tomada de Decisão - Pilar #4 da Transformação Digital | LAB018
19:46

Dados, dados e mais dados. Um dos resultados mais palpáveis da revolução digital: começamos a gerar, armazenar, distribuir e interagir com uma quantidade enorme de dados numa base diária. Estima-se que em média gerem-se 2 megabytes de dados por segundo para cada pessoa do planeta; totalizando 40 trilhões de gigabytes de dados disponíveis. Para se ter uma ideia, isso é a capacidade de armazenamento disponível em 5 trilhões de DVDs = mais de 700 DVDs para cada habitante do planeta.

A revolução digital chegou em cada função dentro de uma startup e em cada departamento de uma empresa. Os processos são gradativamente digitalizados, como vimos no episódio passado LAB017 sobre Eficiência e Automação, gerando dados que podem - devem, como eu proponho - participar na parte mais importante do processo de gestão: a tomada de decisão.

Antes de compartilhar uma receita para fazer essa transformação no seu empreendimento, aproveito para recordar alguns aspectos importantes da tomada de decisão no contexto empresarial.

Como definir uma boa decisão de negócio

Em geral, boas decisões para o negócio são tomadas de forma objetiva, baseadas em fatos (não em opiniões) e de forma consistente, alinhadas com a equipe, com os objetivos, e com os valores da empresa. Cada um desses elementos precisam ser mantidos e podem até ser aprimorados através de um projeto de transformação digital para preservar a capacidade dos gestores e das equipes de tomarem decisões acertadas e ágeis para o seu negócio.

As 6 Etapas para a Tomada de Decisão na Era Digital

  1. Coleta de Dados (processos; Tudo que pode ser medido pode ser melhorado)
  2. Montar os indicadores (baseados nos objetivos)
  3. Visualização e Dashboards (indicadores, KPIs; Tableau e Google Data Studio)
  4. Análise dos Indicadores (onde estava, onde estou, para onde vou / meta)
  5. Alinhamento dos Gestores e da Equipe (resolver divergências de entendimento na equipe; a diferença entre ser data-driven e data-informed)
  6. Plano de Ação (o que de fato transforma o negócio, e os gestores já sabem fazer)
  1. Coleta de Dados

  • Ponto de vista de processos; 
  • Tudo que pode ser medido pode ser melhorado; 
  • pontos de coleta no processo
  1. Montar Indicadores e Métricas

  • alinhados com os objetivos da equipe e do negócio
  • montar os indicadores: eficiência, produtividade, tempo, resultado. Em vendas: receita, margem, lucro, atingimento de quota, valor médio por ordem; SaaS: custo de aquisição do cliente (CAC); receita média recorrente (MMR); clientes perdidos (churn); valor do cliente ao longo da vida (LTV)
  • estabelecer: onde estava (série histórica), onde estou, para onde vou / meta
  • Para facilitar a análise que vai acontecer, distinguir rapidamente entre o que está bem e o que está mal; metas atingidas ou em aberto
  1. Visualização e Dashboards

  • Gráficos, mapas de calor, tabelas e sparklines; bullets e interpretações
  • Excel / Google Sheets
  • Tableau e Google Data Studio
  1. Análise do Dashboard

  • Gap entre onde estava / onde estou
  • Gap entre onde estou / meta
  • Celebrar os atingimentos
  • Focar a discussão nas metas ainda em aberto
  1. Alinhamento dos Gestores e da Equipe

  • Um lado 100% humano e que não pode ser excluído de um projeto de transformação digital: resolver divergências de entendimento na equipe. Alimente continuamente a sua equipe com informações para que cada pessoa saiba orientar o seu trabalho de acordo com os objetivos e a situação atual do seu setor
  • a diferença entre ser guiado pelos dados (data-driven) ou informado pelos dados (data-informed)
  1. Planos de Ação

  • o que de fato transforma o negócio, e os gestores já sabem fazer: tomar decisões
  • plano com ações, responsáveis, datas, e rever o andamento das ações anteriores

 

E o processo reinicia! Mais ações, mais dados, mais análise, e novas decisões a serem tomadas para levar o negócio ao sucesso utilizando as poderosas ferramentas da Transformação Digital.

Jul 05, 2020
Eficiência e Automação - Pilar #3 da Transformação Digital | LAB017
37:05

O Que São Eficiência e Automação?

A eficiência está diretamente ligada à operação: a parte central, das atividades e recursos usados para produzir e entregar produtos e serviços. É o núcleo do negócio, englobando seus principais processos.

Neste episódio exploramos como a transformação digital impacta esse núcleo:

  • o entendimento desses processos-chave
  • A identificação de oportunidades nesses processos relacionadas à ganhar eficiência e agilidade (eficiência = otimizar utilização de recursos; agilidade = capacidade de implementar mudanças)
  • Exemplos e Benefícios da Automação
  • Quando, Por quê, e Como Automatizar?

A automação de processos é o uso da tecnologia para executar tarefas ou processos recorrentes em um negócio em que o esforço manual pode ser substituído. Isso é feito para obter minimização de custos, maior eficiência e processos simplificados.

Alguns Exemplos de Automação

  • Pessoas em geral:
    • Notificações por email e push nos aplicativos
    • Pesquisas de satisfação
  • Para equipes:
    • Integração de sistemas que não se falavam
    • Relatórios
    • Fluxo / workflow de aprovações
  • Consultores e Profissionais Independentes: Agendamento de clientes, confirmação e pagamentos
  • RH: Recrutamento e Seleção
  • Compras: Processo de compras
  • IT:
    • Migração de dados
    • Backup e restauração
  • Vendas:
    • Call center
    • Ordens de venda
  • Suporte ao Cliente:
    • Rastreamento de pedidos
    • Chatbots que levam à solução de problemas online (Zoom, por exemplo, não oferece suporte humano para usuários do plano gratuito, apenas documentação online)
  • Contabilidade e Finanças: Folha de pagamento
  • Lançamentos de produtos
  • Marketing:
    • Geração de Leads
    • Postagem em redes sociais
  • IOT (Internet das Coisas)
    • Indústria
    • Casas Inteligentes
  • Robotização na Manufatura

Quando Automatizar Processos?

  • Baseado no entendimento do processo: repetitivo e consistente
  • Alto volume de tarefas
  • Envolve várias pessoas para atingir o resultado desejado
  • Impacto: economias ou ganhos de receita, tempo de processo, confiabilidade no resultado, simplificação do processo, integração com outros processos e sistemas
  • Conformidade e auditoria, em setores regulamentados

Por Quê Automatizar?

  1. Para a equipe interna, é um passo muito visível e energizante porque as pessoas vêem melhoras direta no seu trabalho
  2. Clareza dos processos: Para automatizar, você tem que mapear e estruturar todo o fluxo de ações
  3. Controle e Segurança: Todos os passos são gravados, facilitando assim qualquer auditoria
  4. Padronização de processos;
  5. Satisfação do Cliente e Experiencia do Cliente - mencionados no episodio anterior LAB016

Benefícios da Automação

  • Produtividade
  • Transparência
  • Geração de medidas e Indicadores
  • Redução de custos, atrasos e erros
  • Simplificação de processos

Como Automatizar

  • Clareza de quais tarefas estão envolvidas, quem é responsável e quando cada tarefa precisa ser executada.
  • Certifique-se de ter objetivos claramente definidos ao automatizar um processo de negócio.
  • Avalie os resultados com uma abordagem em fases. Muitas organizações ficam decepcionadas quando os resultados não se materializam da noite para o dia.
  • Invista tempo adequado no treinamento de funcionários e considere um período de ajuste.
  • Pense no longo prazo otimizar o retorno do investimento (ROI)

Ferramentas de Automação

  • Zapier
  • IFTTT
  • Automate.io
Jun 29, 2020
Novas Formas de Receitas - Pilar #2 da Transformação Digital | LAB016
36:23
Jun 22, 2020
Experiência do Cliente (CX) - Pilar #1 da Transformação Digital | LAB015
29:12

Essa será uma série de 5 episódios onde vamos falar dos 5 pilares da transformação digital, mencionados em um episódio gravado pelo André Piazza no P006 que são 

  1. Experiência do Cliente
  2. Novas Receitas e Vendas Digitais
  3. Eficiência e Automação
  4. Processo de Tomada de Decisão
  5. Novos Modelos de Negócios

O que é CX

CX (abreviação do inglês Customer eXperience) é a experiência do cliente, através de todos os canais de contato com uma empresa, produto ou serviço. Implica o envolvimento do/a cliente em múltiplos níveis: racional, emocional, sensorial, físico, e espiritual.

Não é apenas um número. Tem repercussão direta na credibilidade da empresa, crescimento do faturamento, recomendações e fidelização do cliente.

Hoje mais do que nunca, os clientes têm o poder nas mãos. Foi-se o tempo em que as empresas davam as cartas. Antigamente, a mídia era utilizada para criar a percepção de superioridade do produto ou serviço, usando o rádio e depois a TV. Com a revolução digital, podemos pesquisar sobre determinada empresa e serviço com recursos que estão na palma da mão. Descobrimos rapidamente sobre a experiência de outras pessoas com aquela marca. Comparamos produtos com igual facilidade. Por isso, os tempos atuais são conhecidos como a Era do Cliente.

Como ter uma grande e positiva experiência do cliente?

Tudo começa por mapear a jornada de compra do seu cliente, identificando os pontos de interação do cliente com a empresa nas suas mais variadas presenças:

  • varejo
  • pessoas
  • produtos
  • redes sociais
  • marca

Exemplo de Jornada do Cliente

  • pesquisa no mecanismo de busca
  • acesso ao website
  • procura produto
  • as informações de compra estão claras?
  • comparar produtos dentro do mesmo website
  • é fácil de executar pagamento e checkout?
  • a entrega é rápida?
  • consegue conferir se fez o pedido certo?
  • e se veio errado, como é o suporte?
  • fácil de cancelar ou devolver?
  • como os erros de pedido são resolvidos?
  • e o tempo de atendimento? é muito demorado?

Se você não perguntar, nunca vai saber. Não tenha medo de perguntar e mais do que ouvir críticas, saiba tomar ação.

CX para Apps

Um dos meus aprendizados de maior impacto em termos de experiência de cliente foi quando passei a utilizar a Metodologia Jobs to Be Done: muito além da usabilidade, leva em conta os objetivos do usuário, medindo diretamente em eixos distintos o valor da importância de cada objetivo e a satisfação ao utilizar o app / ferramenta para atingí-lo. Esse tipo de análise permite não apenas entregar a funcionalidade certa, mas o nível nível de satisfação necessário para aquele objetivo. Uma outra forma de utilizar o gráfico é executar uma comparação com workarounds e alternativas utilizadas pelo usuário, utilizando métricas de velocidade, estabilidade, e atingimento de resultados para cada objetivo esperado pelos usuários. 

Indicadores da Experiência do Cliente

Outros indicadores usados com muita frequência nas mais variadas indústrias para medir a experiência do cliente:

  • Customer Effort Score (CES): O grau de dificuldade em atingir um objetivo
  • Net Promoter Score® (NPS): o quanto o usuário recomenda um produto ou marca baseado na sua experiência 
  • Customer Satisfaction Score (CSAT): satisfação com produto ou serviço
  • Time To Resolution (TTR): utilizado no Suporte e Atendimento ao Cliente para medir o tempo entre o usuário iniciar um chamado até ele ser resolvido

 

 

 

Jun 15, 2020
Por Mais Inclusividade no Empreendedorismo | LAB014
18:36

Na última semana assistimos chocados ao assassinato de George Floyd, e revoltados com o fato dessa situação estar longe de ser um caso isolado, configurando mais como rotina de violência e preconceito para comunidades inteiras ao redor do mundo.

Neste episódio LAB014 gostaríamos de ressaltar a Inclusividade como valor dentro do empreendedorismo, repassar alguns dos nossos aprendizados aqui no Octanage e compartilhar dados sobre o Empreendedorismo Negro no Brasil. Por fim, gostaríamos de colocar algumas perspectivas para a conscientização das dificuldades ao se empreender sem privilégios.

Inclusividade na Abordagem do Empreendedorismo

Um dos valores do Octanage é a Inclusividade ("Todas as Formas de Empreender, sem Viéses nem Mitos"). Nosso entendimento ao iniciar o podcast em 2017 era o de que as narrativas sobre o tema estavam confinadas a modelos distantes, como o Vale do Silício, ou a figuras com credenciais questionáveis e sem a experiência prática, o que na época era conhecido como empreendedorismo de palco.

Diversidade no Empreendedorismo 

Ao longo dos anos, a forma como desenvolvemos esse valor da inclusividade foi o de uma cobertura ampla dos temas relacionados ao empreendedorismo.

Nosso conteúdo hoje cobre mais de 100 categorias, e em Juho de 2020, é reconhecido pelo Google como #1 para a palavra-chave "temas do empreendedorismo".

Estudo do Empreendedorismo Negro no Brasil

Na segunda metade de 2019 foi realizada uma pesquisa com mais de 1200 empreendedores e empreendedoras em todo o país, organizado pela PretaHub, uma das diversas aceleradoras negras que operam no país. O resultado desse estudo cria um perfil do empreendedorismo negro no Brasil, e das dificuldades que enfrentam.

Dificuldades para Empreender quando Não se Tem Privilégios

Um das maiores dificuldades citadas pelos nossos entrevistados, e assunto já recorrente no ecossistema de startups, é a dificuldade de captar investimentos e obter financiamentos dentro da comunidade de Venture Capitalists (VCs).

Uma das soluções encontradas ao redor do mundo foi a criação de aceleradoras voltados a públicos específicos, como mulheres, negros, latinos, ou minorias.

A ideia por trás desse tipo de iniciativa é de ajudar aos empreendedores a superar as barreiras de captação de recursos para a atividade empreendedora, oportunizando relacionamentos, estratégias de investimento e colaboração. Ao longo dos anos, à medida que esses relacionamentos se aprofundam e ganham corpo, forma-se a base de suporte de um ecossistema cujas decisões são baseadas em um novo modelo de venture capital.

Episódios do Octanage citados nesse episódio

 

Jun 08, 2020
SEO: Como Rankeamos em Primeiro Lugar no Google | LAB013
22:53

Uma das grandes possibilidades para gestores e empreendedores interessados em dar passos na direção da Transformação Digital dos seus negócios é a de utilizar os recursos e ativos digitais que já possuem. Uma das formas de integrar esses ativos é utilizar técnicas de SEO, na qual aproveitamos o conteúdo pré-existente para gerar impacto direto no negócio como aumento de receita.

Como Rankear em Primeiro no Google?

Se você pesquisar por “temas empreendedorismo” no Google, vai encontrar a mais nova história de sucesso do próprio Octanage: nossa página de Temas do Empreendedorismo é #1 no ranking do Google para o termo de busca.

Este atingimento teve um impacto direto nos nossos indicadores do website:

  • Aumento do tráfego diário orgânico
  • Dobrou tempo de permanência médio dos usuários no website
  • Reduziu a taxa de rejeição (bounce rate) - que já era baixa - pela metade
  • Elevou o Domain Authority (DA), medida da credibilidade do website, num curto espaço de tempo

Como Funciona o Algoritmo do Google: como um mecanismo de busca monta o ranking

Um mecanismo de busca funciona em 3 etapas:

  • Rastreamento dos websites (crawling)
  • Indexação dos resultados em uma base de dados contendo mais de 200 sinais para cada website 
  • Rankeamento dos resultados baseado nos sinais coletados

Dentre os sinais coletados os mais relevantes são:

  • Relevância do conteúdo da página para a pesquisa do usuário
  • Link externos (backlinks) e a autoridade dos domínios (DA) que apontam para a página
  • Links internos
  • Tempo de permanência do usuário no website e taxa de rejeição (bounce rate)
  • Velocidade de carregamento da página

O Básico de SEO

  • Em primeiro lugar, a audiência: saber exatamente para quem você está criando conteúdo, e criar conteúdo para essa audiência
  • Entender as palavras-chave usadas por essa audiência em relação ao seu negócio ou produto: o que as suas personas procuram? como essas palavras-chave se relacionam?
  • Desenvolver conteúdo para cauda curta e também a cauda longa da busca: ocupando palavras-chave mais curtas e genéricas ("empreendedorismo" ou "temas empreendedorismo" no caso do Octanage), outros ocupando palavras-chave mais longas e específicias ("empreendedorismo feminino rio grande do norte", "transformação digital gestores lavanderias")  
  • À medida que o conteúdo for sendo desenvolvido, incluir links internos (de forma a ajudar o mecanismo de busca a entender como o seu conteúdo se inter-relaciona)
  • Assim que o conteúdo estiver pronto, granjear espaço em websites com alto DA (Domain Authority) - mais conhecido como backlinks. O entendimento é que se sites com alta credibilidade mencionam o seu conteúdo através de links, é porque o seu conteúdo também é relevante
  • Trabalhar o meta do conteúdo: títulos, descrições claros
  • Consistência de conteúdo ao redor das palavras-chave escolhidas, e frequência na criação de novo conteúdo

Técnicas Modernas de SEO

Além do básico que acabei de mencionar, o trabalho moderno de SEO inclui: 

  • Escrever conteúdo mais longo, com 1500 palavras
  • Escrever para humanos, que prenda o usuário: entretenha, informe, inspire. Palavras-chave são importante, mas a inteligência artificial do mecanismo de busca já consegue distinguir o impacto de um texto sobre um leitor humano versus um texto cheio de palavras-chave desconexas!
  • Categorização do conteúdo dentro dos esquemas do Google (artigos, vídeos, respostas rápidas, etc)

Octanage SEO: Projete a sua Autoridade no Google 

Baseado nos resultados que obtivemos aqui no Octanage, resolvemos oferecer esse serviço para os nossos ouvintes e leitores em busca de resultados de SEO para o conteúdo do seu website.

  • O que é: Otimização de SEO para websites com conteúdo
  • Para quem é: empresas que tem conteúdo criado mas estão tendo dificuldade em rankear no Google há anos
  • Inscreva-se: clique em octanage.com/seo e preenche o form com os dados do seu website
  • Entraremos em contato!

Como Funciona: passo-a-passo as ações que vamos tomar com o seu conteúdo

  • Conectar seu website com ferramentas analíticas para 
  • Indicadores: Entender relevância do website (onde está rankeando) e tráfego humano e dos crawlers
  • Formular objetivos: palavras-chave-alvo da sua especilidade para a sua audiência
  • (Re) Categorização do conteúdo existente, a partir das palavras-chave-alvo e do conteúdo existente
  • (Re) Criar sitemaps e submeter aos mecanismos de busca 
  • Construção de 1-2 páginas hub com o conteúdo do website

Resultados esperados

  • Aumento do tráfego a partir do segundo mês
  • Aumento expressivo de tráfego e de autoridade do domínio no horizonte de 3 a 6 meses
  • Quanto maior o conteúdo pré-existente, mais rápido e mais expressivos os resultados 

O que não está incluso:

  • Criar novo conteúdo para o seu website. Essa oferta é para ativar o conteúdo existente
  • Submeter backlinks ou criar links internos no seu conteúdo. Essa oferta é para dar visibilidade do seu conteúdo para os crawlers
  • Você é responsável pela criação do seu conteúdo. Essa oferta é para estruturar o conteúdo que você vai criar
  • Garantia de rankeamento. Não temos controle sobre o algoritmo do Google. Essa oferta é para otimizar a visibiidade do conteúdo para o mecanismo de busca  

 Inscreva-se: clique em octanage.com/seo e preenche o form com os dados do seu website

 

Jun 01, 2020
7 Dicas para Criar Novas Fontes de Receita | LAB012
28:15

Em episódios recentes do podcast como Dicas Práticas para Empreender em Tempos de Coronavírus | LAB004, exploramos possibilidades em meio à crise presente. No episódio de hoje, discutimos 7 formas concretas de gerar receita como forma de permitir ao seu negócio se manter ativo apesar das mudanças econômicas. 

  1. Entenda o Modelo de Negócios do seu Cliente

Neste momento de crise, reter clientes é o "novo" ganhar cliente. Aproxime-se dos seus clientes, que são estatisticamente muito mais propensos a fechar negócio do que novos clientes. Formas concretas de se aproximar dos clientes:

  • Visitas virtuais através de videoconferências
  • Contato direto com usuário
  • Pesquisas com perguntas abertas

Perguntas que você pode fazer:

  • o que mudou no seu negócio com a crise?
  • quais as suas prioridades para 2020?
  • onde o seu negócio pode ganhar agora em 2020?
  • quais os principais desafios na nova situação?
  • o que não funciona mais na nossa solução?
  • como eu posso ajudá-lo?

Não tente vender soluções de 2019. Entrada direta do cliente vai permitir que a sua oferta continue relevante em 2020 para os clientes atuais. E a vantagem disso é que pode também ser um pivô de entrada para novos clientes que estão em situação parecida.

  1. Teste Novas Ideias Mantendo a Essência da sua Marca

Tenha claro o PORQUÊ você faz. Essa é a essência do seu negócio. O vetor da mudança é ser criativo/a e mudar COMO e O QUÊ você faz.

Um exemplo: muitos restaurantes usaram a quarentena para pivotar loja online, vendendo os ingredientes e receitas para seus clientes. Hotéis alugaram quartos para home-office.

  1. Confie na sua Equipe e Crie Desafios Internos 

O valor de construir uma cultura aberta na sua organização é poder contar com a equipe no momento de crise. Pergunte para o seu time trazer 10 ideias de como podem utilizar os produtos, serviços, tecnologia, localização, e pessoas que já possuem e subir as entregas na escala de valor.

Um exemplo vindo de Londres: startups que só faziam agendamento de serviços de beleza em casa, como manicure e massagem, passaram a oferecer yoga online em um primeiro momento e agora adicionaram a opção de personal trainer outdoor, permitida no Reino Unido mesmo durante o isolamento.

Uma das minhas formas preferidas de ativar e construir a confiança da equipe é utilizar as técnicas do Design Thinking para enquadrar o desafio. 

  1. Resolva Problemas Atuais Pensando no Longo Prazo

Obviamente vamos tentar resolver problemas no curto prazo, mas tudo isso é passageiro. Construa negócios sólidos resolvendo problemas permanentes, de longo prazo, que passaram a existir no seu ramo ou segmento.

  1. Procure Formas de Entregar o sua Oferta Melhor, mais Rápida, mais Barata

Você consegue reduzir o preços e vender mais?

Vimos muitas empresas reduzirem o preço dos serviços em até 90% por pelo menos 3 meses para manter a base de clientes e tentar atrair novos usuários. Caso de cursos oferecendo módulos gratuitos.

O mantra de "melhor, mais rápido, mais barato" é uma dificuldade para gestores que operam com produtos SaaS, como aplicativos e produtos digitais, cujo modelo de negócios já está otimizado. Como previu Marc Andreessen em Agosto de 2010, "software está engolindo o mundo", confiante de que software possibilita um modelo de negócios superior por ser mais eficiente: desenvolve-se uma vez, vendem-se milhões de vezes. Essa é parte crítica da receita de sucesso do modelo de Venture Capital formado no Vale do Silício que alavancou ideias emergentes de milhões de startups em negócios permanentes e alçou muitas delas à condição de unicórnio.

Se o seu negócio está nessa categoria, use as outras dicas para continuar a evoluir a sua oferta.

  1. Identifique oportunidades na jornada do seu cliente

Estude e entenda melhor a nova jornada do seu cliente. Talvez existam oportunidades despercebidas e novas ofertas para serem trabalhadas. 

  1. Torne-se a Especialista de Amanhã

Aproveite e use esse tempo para ser criativa. Tudo é novo. Não existe regras para esse momento. Tudo daqui para frente será uma oportunidade criar, testar e validar ideias em negócios concretos.

Em uma das nossas mentorias recentes agora na pandemia tivemos a oportunidade de aconselhar uma designer criar projetos para restaurantes e lojas para respeitar o fluxo limitado de pessoas, mantendo 2 metros de distância entre cada pessoa. Este projeto é o pontapé para uma nova especialidade: design sanitário.

BÔNUS: Copo meio-cheio ou meio vazio? Nenhum dos dois!

Na metáfora do "copo meio cheio ou meio vazio", perde-se o real sentido da discussão. Como expliquei no episódio Lab011, um enquadramento "sim ou não" para uma decisão é muito pobre. Como uma nova abordagem pode ampliar nosso universo de possiblidades?

Se começarmos a fazer perguntas abertas dentro do cenário proposto, rapidamente ganhamos contexto:

  • qual o Propósito do copo com água?
  • para quê serve o copo e a água (finalidade)?
  • o que podemos fazer nesse caso (ação)?

Uma das respostas possíveis é: meio cheio ou meio vazio, vou lá e tomo o copo d'água (viés de ação no problema). Outra resposta possível é: a água é suficiente para regar as plantas (uma nova finalidade), e o copo serve como vaso para as plantas (uma outra finalidade).

Otimistas, pessimistas e realistas estão até agora filosofando o sexo dos anjos nessa metáfora. Seja pessoa de propósito e ação também nesse caso!

May 25, 2020
O Futuro das Viagens Aéreas Após o Coronavírus | LAB011
26:34

Em episódios recentes do Octanage LAB (Dicas Práticas para Empreender em Tempos de Coronavírus | LAB004, Grandes Mudanças Econômicas Após o Coronavírus | LAB006) conversamos sobre as grandes mudanças que estão acontecendo diante dos nossos olhos na economia, sociedade, empregos, e acima de tudo, da criação de valor.

Nesse episódio LAB011 vamos fazer um estudo de caso sobre o futuro das viagens aéreas.

As companhias aéreas foram um dos primeiros setores a serem afetados, e passados 2 meses de isolamento durante a pandemia, certamente um dos mais afetados. Nos EUA, ocorrem apenas 5 a 10% dos vôos regulares. De acordo com números do TSA, a agência responsável pela segurança nos aeroportos, o fluxo de passageiros em Abril foi menos de 10% dos passageiros de um dia normal.

No imediato, vejo 2 grandes desafios para a aviação comercial:

- as pessoas terem os meios para viajar;

- senso de segurança das pessoas ser restaurado.

Além desses grandes desafios, o mundo digital oferece alternativas para fechar negócios. O Zoom, um dos aplicativos de teleconferência, vale hoje mais do que as 7 maiores empresas de aviação do mundo. A ampla disponibilidade da rede de dados (3G, 4G, Wifi) e a adoção dessas plataformas de teleconferência retiram incentivos à viagens.  

Aviação: uma indústria devendo inovação há décadas

A realidade é que a indústria da aviação se colocou numa zona de conforto em relação à inovação durante muitas décadas. Ao mesmo tempo em que a demanda por viagens crescia ano a ano, as linhas aéreas foram incapazes de gerar valor incremental no seu modelo de negócios. Na impossibilidade de oferecer valor, optaram por utilizar das regulamentações para impor modelos de receita muitas vezes predatórios: 

- cobrança de taxas de combustível no período da alta do preço do petróleo

- imposição de tarifas para bagagens despachadas, e a limitação das bagagens de mão

- regras muitas vezes injustas em relação à mudança de vôos, overbooking, cancelamento de vôos, remarcação e cancelamento de passagens

- limitação dos prêmios sobre as milhas voadas  

Nesses (des)caminhos da inovação na aviação comercial, há outros padrões. Praticamente todas as linhas aéreas brasileiras ativas na atualidade começaram com modelos de negócio low cost: assim surgiram a Gol e a Azul. À medida que cresceram, aboliram o modelo de baixo custo para adotar tarifas mais robustas e serviços minimamente diferenciados para justificar os preços maiores. Note que nenhuma companhia aérea brasileira oferece primeira classe - nem mesmo classe executiva nos vôos comerciais. Nessa jornada, para eliminar competitores, obter economias operacionais, e abocanhar clientes, colocaram o investimento em fusões e aquisições. A Gol adquiriu a Webjet, outra companhia que se baseava no modelo de baixo custo, pondo fim às passagens adquiridas à preços atrativos no mercado.

Uma variação nesse padrão foi a TAM, fundada pelo Comandante Rolim Amaro, com um modelo de negócios baseado na experiência do cliente. Transportes Aéreos Marília começou oferecendo vôos regionais no Sudeste e Centro-Oeste e rapidamente adquiriu fãs pelo serviço que incluia tapetes vermelhos sendo estendidos durante o embarque, que recriavam a sensação do glamour e privilégio perdidos na aviação das décadas anteriores. Hoje, para sobreviver no mercado, a TAM fundiu-se com a LAN formando a LATAM, a maior frota de aviões da América Latina.

Um passo atrás na história e encontramos o motivo da falência das linhas aéreas estatais que foram pioneiras da aviação mundial e criaram marca e renome ao redor do mundo: tanto a VARIG como a VASP não conseguiram criar a eficiência operacional e atingir o ponto de custos necessários para sobreviver na aviação dos anos 90. 

Em resumo, em vez de privilegiar a inovação ao cliente, as linhas aéreas se limitaram a investir em redução de custos (com perdas para a experiência); em fusões e aquisições, que na prática limitaram ainda mais as opções de compra dos consumidores; em práticas oportunistas e predatórias com taxas temporárias que se tornaram permanente e até mesmo invenções de tarifas para centímetros a mais de conforto nas poltronas que seguiam desconfortáveis.

Tudo isso para operar vôos com margem de lucro baixíssima: estima-se que o lucro líquido de um vôo de Nova Iorque a San Francisco eram meros US$ 500. Isso mesmo: quinhentos dólares.

Olhando sob o prisma da inovação - uma das coisas favoritas nossas aqui no Octanage - fica fácil perceber o quanto essa tênue zona de conforto das linhas aéreas não as deixou preparadas para uma crise de demanda como esta sendo a do coronavírus.

Menciono rapidamente outros aspectos importantes para analisar a inovação nessa indústria:

- inovação real (porém limitada) aconteceu dentro dos aviões, cujo projeto e construção incrementou conforto e segurança para passageiros, equipes, pilotos, e aeroportos

- as linhas aéreas operam num modelo de negócios insustentável baseado em combustível fóssil. Há muito esperamos o Elon Musk da aviação, que possa desenvolver equipamento comercialmente viável para disromper os milhões de toneladas de gás carbônico postos na atmosfera pela aviação a cada ano

- a aviação é um dos setores mais regulados nos países e no mundo, com regras antigas, de dificíl negociação, criadas para um momento em que o número de vôos era muito menor e a aviação muito mais arriscada. Leia-se nisso tudo: um modelo feito para proteger as autoridades e as grandes linhas aéreas, não os passageiros, aplicado no mundo todo

 

Um Prognóstico para o Futuro das Viagens Aéreas a partir de 2020

Agora que compreendemos o contexto da inovação nesse setor, podemos olhar para frente e explorar as mudanças trazidas pela crise do covid.

 

Comprando o Bilhete

  • A grande pegadinha para as linhas aéreas passada a pandemia: elas podem até oferecer o bilhete mais barato, mas se não houver demanda, de nada adianta: apenas aprofundará as perdas
  • As promoções que estão rolando durante a pandemia nos EUA são vôos muitas vezes cancelados de última hora para agrupar pessoas no mesmo vôo. Ou seja: vendem-se bilhetes, e depois se agrupa a demanda cria em poucos vôos, 5 a 10% das saídas diárias no passado
  • O primeiro problema sanitário a impactar os preços das passagens: a poltrona do meio vazia, muito comum nos vôos nos EUA. Essa mudança reduziria a capacidade dos vôos de 33% a 50% 

O que esperar: preços até 50% para os mesmos itinerários agora em 2020. 

No aeroporto

  • Minimizar o check-in com funcionários. Estimular ou obrigar o self-check-in 
  • Proibição da bagagem de mão, forçando as bagagens a serem despachadas para higienização
  • Na segurança: limpeza individual de cada conteiner após cada uso, formando filas de horas no aeroporto
  • Implementação de medidores de temperatura em grande escala, bem ao estilo dos filmes de ficção científica. Modelo muito utilizado na China

 

 Durante o Vôo

  • Sem comida para evitar a possibilidade de contaminação
  • Os atendentes vão voltar a usar luvas brancas? Mickey Mouse e a Minie de volta em grande estilo :)
  • Passegeiros incentivados a fazerem a auto-limpeza das suas poltronas, comprovadamente, mais infectadas com bactérias e germes nocivos do que um ninho de ratos
  • Apesar do ar condicionado ter evoluído e filtrar os minúsculos vírus, a probabilidade de uma pessoa ser infectada vôo cresce muito nas poltronas de corredor e proximidade com os banheiros

Após o Vôo

  • Alfândega: verificação de vacinação mandatória, o que será motivo de muita polêmica
  • Possibilidade de ficar retido no destino em quarentena se desenvolver sintomas parecidos com os do covid, como febre ou tosse.

Octanage Conectando com Você

Na sua opinião, o que vai mudar? Escreva no comentário abaixo ou através das nossas redes sociais.

 

Um grande abraço,

André Piazza

May 18, 2020
Integrando Marketing e Vendas em um CRM | LAB010
26:49

No episódio anterior LAB003 apresentamos o que é um CRM e porque ele é hoje imprescindível para qualquer negócio, físico ou digital, iniciante ou já estabelecido. Neste episódio LAB010, conversamos sobre como Marketing e Vendas se integram dentro de um CRM. Descrevemos os 6 grandes passos entre atrair um prospecto até transformá-lo num cliente.

Jornada do Cliente

Tudo inicia com a Jornada do Cliente, a etapa inicial do processo completamente transformada na era digital. O prospecto é atraído pelo valor demonstrado, pelo ranqueamento nos mecanismos de busca, e é gradualmente convertido em lead pelos sinais emitidos pelo cliente enquanto percorre esse caminho de descobertas. 

Lead Scoring e Lead Nurturing

Esses sinais são geralmente cliques, assinaturas, visitas, downloads, abertura e respostas aos emails, interação e engajamento nas mídias sociais. O processo de captura desses sinais e de traduzí-los em números chama-se Lead Scoring. O processo de cativar o prospecto a tomar novas ações baseadas nos sinais emitidos é o Lead Nurturing.

Qualificação de Vendas

Quando os sinais coletados são propriamente ordenados e contam uma "história" de interesse crescente em ofertas, é o momento para a próxima etapa do processo: é o momento de movê-lo para a Qualificação de Vendas. Nesse momento, a interação que até então era 100% digital ganha um novo aspecto: a interação direta entre um agente de vendas e o prospecto. Esse é o momento em que as novas técnicas de Marketing de atração de clientes de forma digital (também conhecida como Inbound Marketing) conecta com o processo tradicional de vendas. 

Acreditamos que essa conexão seja ainda mais intensa nos dias de hoje, porque permite ao agente de vendas saber MUITO MAIS sobre o prospecto do que o contato inicial feito muitos anos atrás, quando a Jornada Digital não existia. Preservar e empoderar esse contato com informações é o grande papel de Marketing nesse processo.

O processo de qualificação é o de questionar o prospecto em relação as suas dores, necessidades, alinhamento em relação ao perfil do cliente ideal estabelecido pela marca ou provedor para as suas ofertas, e sobre o processo de compra (prazos, autoridade, orçamento).

Oportunidades em um CRM

Se o prospecto se alinhar com esses critérios, cria-se uma oportunidade, que é o objeto dentro do CRM que vai ajudar a equipe de vendas a solucionar, elaborar e posicionar propostas, negociar, e se tudo alinhar, fechar a venda. Maravilha esse momento!

Clientes Satisfeitos Realimentam o Ciclo de Inbound Marketing

A partir daí o prospecto / lead agora é um(a) cliente, cuja compra precisa ser entregue. E surgem as possibilidades de recompra, de comprar outras ofertas relacionadas, e se estiver realmente empolgado com a compra, tornar-se um evangelista da marca / provedor. E esse é o recomeço do ciclo, porque o boca-a-boca e a recomendação feita por pessoas próximas ou respeitadas vai atrair novos clientes para a suas ofertas! 

Gostaria de alinhar as suas vendas com as fascinantes possibilidades do Marketing Digital? Entra em contato com a gente em octanage.com/mentoria. Ajudamos empreendedoras de todos os tamanhos a iniciar essa jornada ou a aprimorá-la com a sua equipe, e sempre a atingir resultados.

 

Um grande abraço,

André Piazza e Vinicius Fachinetto

May 11, 2020
Reabertura da Economia: Como? Um Estudo de Caso sobre uma Decisão Difícil | LAB009
28:53

Como os Países Podem Decidir sobre a Reabertura da Economia após a Quarentena?

No episódio LAB009 exploramos a anatomia de uma decisão difícil enfrentada por gestores: um estudo de caso de como decidir sobre a re-abertura da economia para os governantes de cidades, estados e países ao redor do mundo.

Decisões não precisam ser tomadas do contexto binário: SIM ou NÃO a uma proposta. É importante sair dessa limitação logo de início por vários motivos:

- alternativas conseguem orientar a discussão para novos contextos de possibilidades e são sempre bem-vindas

- a opção inicial é um ponto de partida, não o destino. Novas decisões precisaram ser tomadas em breve baseadas no aprendizado adquirido desde a decisão inicial

Tão importante quanto a decisão é o aprendizado que o teste proporciona. Isso é um dificuldade muito comum de equipes quando lidam com as situações de forma absoluta ("a decisão foi certa / errada"), que vê cada decisão como independente da anterior ("o que importa é o agora"), ou que negligencia o valor dos sinais e lições menores do processo.

Expandindo o Horizonte das Decisões

Com isso em mente, sugerimos a necessidade de um plano para a decisão de re-abertura da economia baseado em:

- quando

- o quê

- como

Ou seja, quebrar a decisão de SIM ou NÃO para esses 3 critérios. De cada, o gestor é empoderado a escolher exatamente o que será re-ativado.

Como Lidar com um Grande Experimento em Meio à Incerteza

Notamos que essa decisão de reabrir a economia local é em escala global, e sem precedentes, e sem garantias. Governantes ao redor do mundo vão cedo ou tarde enfrentar esse dilema. 

Qual a melhor forma de executar esse tipo de decisão?

Nesse caso, sugerimos de lidar com a situação como um experimento, da mesma forma que é sugerido no contexto de negócios como a Startup Enxuta e o processo de validação de um MVP (Produto Mínimo Viável).

Para conduzir um experimento de negócios, é imprescindível entrar com uma meta clara e que determine o que é sucesso para o teste. Se o objetivo não estiver claro, dificilmente a equipe vai decretar sucesso ou fracasso do teste e vai ter dificuldades em assimilar o aprendizado adquirido no processo - que basicamente independe do resultado.

Uma vez que a meta estiver clara, o próximo passo é estabelecer indicadores que vão medir de forma objetiva, qualitativa ou quantitativa, os resultados obtidos. 

Neste caso, sugerimos aos governantes adotar uma meta como "atingir 70% da movimentação econômica antes da quarentena em 30 dias":

- específico

- mensurável

- atingível

- realista (e otimista!)

- com uma data limite

Neste caso temos um paradoxo envolvido: abrir a economia significa movimentar mais as pessoas e aumentar a possibilidade de novas infecções.

Então a meta deve incluir um objetivo de controle: "atingir 70% da movimentação econômica antes da quarentena em 30 dias ENQUANTO manter o número de novas infecções igual ou inferior aos últimos 15 dias". Esse adição é o movimento de balanço da meta: perseguir um objetivo sem ofender o outro.

A maior parte dos indicadores econômicos estão em atraso. Uma forma de traduzir esse objetivo em indicadores é estabelecer metas de arrecadação de impostos, sobre a qual o gestor (governo) tem grande controle (nota fiscal eletrônica, por exemplo).

A participação da comunidade também conta no experimento! Números da indústria e do comércio local precisam ser levados em conta, assim como a percepção da opinião pública.

Para ilustrar esse conjunto completo de indicadores, inclusive o diálogo: o Estado de São Paulo utilizou os seguintes critérios para decidir sobre a reabertura:

curva epidemiológica, capacidade de atender os doentes, de fazer testes, e um acordo com cada setor de atividade

Essa visibilidade de metas e indicadores e o diálogo com toda a comunidade é parte fundamental do experimento! Dessa participação os governantes terão o apoio necessário para:

- executar a decisão COMO especificada

- obter os números e a possibilidade de diálogo com todos os envolvidos

- criar uma atitude positiva e de aprendizado com as pessoas

- estabelecer sucesso e fracasso

- gerenciar a decisão: frear ou acelerar a reabertura baseado nos resultados DURANTE o experimento

Qual a sua Opinião?

Como você estruturaria esse decisão? O que você faria a mais, ou faria diferente?

Escreve prá gente: octanage.com/pergunte

 

Um grande abraço de muita saúde e prosperidade,

André Piazza e Vinicius Fachinetto

May 04, 2020
As 10 Melhores Ferramentas de Gerência de Tarefas e Projetos | LAB008
27:56

Neste episódio LAB008 conversamos sobre as melhores ferrramentas de gestão de tarefas e projetos para empreendedores, gestores, e agências de marketing.

Ferramentas de Gerência de Tarefa são dedicadas a gerir tarefas de forma que a equipe toda possa colaborar.

Ferramentas de Gerência de Projetos vão adiante: permitem gerir projetos inteiros com as tarefas sequenciadas de uma forma lógica de forma a otimizar a eficiência, reduzir tempo de entrega e custos, e maximizar a qualidade dos entregáveis. Lembretes para a equipe, gestão de arquivos / assets, e mais campos para documentar cada tarefa.

Algumas sugestões baseadas na experiência do André Piazza e do Vinicius Fachinetto:

  • Asana: segue nos surpreendendo com funcionalidades e com amplos limites na versão gratuita. A ferramenta mais completa em termos de funcionalidades, e com a flexibilidade de ser usada tanto em lista como em board. Inclui a visão do projeto como Gantt, demonstrando dependência das tarefas e a possibilidade de acompanhar indicadores / KPIs para cada projeto. As melhores integrações estão presentes aqui
  • Trello: uma ferramenta visual no formato de board / colunas para equipes menores e projetos bem delimitados. A funcionalidade de checklist é bem interessante para tarefas pontuais e repetitivas. Uma grande limitação na versão gratuita é a limitação da exportação para outras ferramentas. Em linhas gerais, se o projeto envolver mais de 3 pessoas, ou tiver interdependências mais sofisticadas entre as tarefas, não use o Trello!
  • Basecamp: não use esta ferramenta. Cara, funcionalidades limitadas, não faz sentido prá ninguém.
  • AirTable: a grande sacada dessa ferramenta é a flexibilidade de ser uma planilha com a interface gráfica mais amigável do mercado. Limitação da versão gratuita e com registro: arquivos de no máximo 2000 linhas 
  • O Microsoft Project é a ferramenta clássica de gerência de projetos, com um número grande de funcionalidades para projetos sofisticados de construção civil, desenvolvimento de software (no modelo waterfall), hardware, e que envolva um número grande de pessoas e recursos. É uma ferramenta mais cara, que exige treinamento e também o tipo certo de projeto. Equipes ágeis que trabalham em sprint não terão necessidade desse tipo de ferramenta. O principal é saber que ela existe.
  • O Primavera é outro software clássico competidor histórico do MS Project. Embora tenha trabalhado durante décadas na área de Gerência de Projetos, nunca vi esse software rodando! Então todos sabemos que ele existe, mas nunca ninguém viu. O Pé-Grande do gerenciamento de projetos :) 

Apps de Notas têm grande valor!

  • O app de Notas do seu celular permite tomar notas no momento em que uma ideia ou inspiração aparecer. Além disso, deve integrar diretamente com o seu email. Dessa forma, tudo o que você anota ou adiciona de conteúdo rico (imagens, links) fica disponível no seu email sincronizado pela nuvem. O app de notas do iPhone inclui um scanner que cria um PDF a partir de uma fotografia
  • Evernote é outra opção favorita de muitas e muitos na criação de notas individuais, integração com outros apps, e até mesmo com equipes

 

Ferramentas para Agências de Marketing e de Publicidade:

  • RunRun.it: permite conectar uma biblioteca de assets extremamente útil na integração e gestão de clientes, projetos, e entregáveis
  • Harvest: controle do tempo dedicado a cada tarefa / projeto / cliente

 

BÔNUS:

  • Procurando ajuda para gestionar a sua equipe de projetos?
  • Tendo dificuldade em encontrar eficiência, reduzir custos e tempo de entrega?
  • Não sabendo como criar valor para os seus projetos?
  • Qualidade duvidável nas entregas gerando insatisfação com seus clientes?

Podemos ajudá-la/o. Entre em contato conosco através do octanage.com/pergunte.

 

Apr 26, 2020
Contratar, Demitir ou Pivotar? Dilema de Gestão | LAB007
35:22

Neste episódio, encaramos um dos grandes desafios para os gestores em tempos de crise, acentuado pelas nuances da pandemia: contratar, demitir, ou pivotar o negócio?

  • quais os indicadores a serem levados em consideração
  • como ponderar a situação de cada um na equipe dentro da decisão
  • quando contratar, quando e quem demitir, e como executar o pivô do modelo de negócios usando a criatividade da própria equipe.

 

Apr 19, 2020
Os 5 Pilares da Transformação Digital | Propulsão P006
16:37

Neste episódio do Propulsão, André Piazza explora os 5 pilares da transformação digital baseado na sua experiência em transformar empresas e modelos de negócio a partir do seu coração, atualizando-os para as audiências e os desafios do contexto atual.

Apr 14, 2020
Grandes Mudanças Econômicas Após o Coronavírus | LAB006
25:38

Quais as grandes mudanças econômicas que vão acontecer após a crise / pandemia? Um exercício de futurismo para os próximos 60-90 dias.

André Piazza e Vinicius Fachinetto debatem algumas dessas mudanças:

  • o avanço da economia e dos canais digitais
  • transformação digital passou de importante para urgente
  • um dos mitos da transformação digital: digitalizar tudo. Não é isso! Comentamos qual a VERDADEIRA transformação que precisa acontecer em todos os negócios
  • a economia do petróleo: problemas imediatos na produção, estocagem e distribuição dos combustíveis com consequências jamais vistas. Quedas de preço abruptas ao redor do mundo

Conecte conosco todas as 3as e 5as feiras em videoconferência através de Octanage.com/conexao.

Apr 06, 2020
Gestão Emocional em Tempos de Coronavírus | LAB005
34:39

Neste episódio LAB005 - Londres Austin Brasil, conversamos sobre a gestão emocional em tempos de pandemia e incertezas.

  • Como lidar com as incertezas;
  • As tentações emocionais desse período;
  • Como a gestão emocional melhora a tomada de decisão;
  • Como a conexão com outras pessoas pode transformar a sua experiência durante o isolamento

Links mencionados:

Mar 29, 2020
Dicas Práticas para Empreender em Tempos de Coronavírus | LAB004
32:09

Neste episódio LAB004 - Londres Austin Brasil, entregamos dicas práticas para quem quer empreender ou fazer o pivot de seu produto ou negócio.

- uma previsão do que será a nova economia após as primeiras ondas do Covid-19 e o isolamento social

- a importância do "momento zero da verdade" (Zero Moment of Truth), popularizado pelo Google

- como tomar decisões de negócios e de produtos, baseado na experiência da gestão de pequenos negócios e startups

- por quê o posicionamento digital importa mais do que nunca

- como Noah Kagan construiu um negócio de 1 milhão de dólares do zero usando ferramentas digitais

 

Mar 22, 2020
Como um CRM Pode Transformar o Seu Negócio | LAB003
29:21

LAB - Conexão Londres Austin Brasil: os hosts do Octanage exploram as últimas novidades em inovação, negócios e empreendedorismo que acontecem nos Estados Unidos e Europa, e como isso faz a diferença para você e para o seu empreendimento.

Nesse episódio exploramos o que é um CRM, como funciona, a integração entre Marketing e Vendas num CRM, táticas de Inbound Marketing utilizadas num CRM, e a importância de um CRM para um empreendedor e pequenas e médias empresas.

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria

Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!
Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing
Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Mar 15, 2020
SXSW: O Maior Festival Digital do Mundo | LAB002
31:16

Bem-vinda e bem-vindo ao L.A.B. - Conexão Londres Austin Brasil. 

Como hosts do Octanage, exploramos as últimas novidades em inovação, negócios e empreendedorismo que acontecem nos Estados Unidos e Europa, e como isso faz a diferença para você e para o seu empreendimento.

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria

Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!
Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing
Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Mar 08, 2020
Na Vanguarda da Inovação: Londres Austin Brasil | LAB001
24:46

Bem-vinda e bem-vindo ao L.A.B. - Conexão Londres Austin Brasil. 

Como hosts do Octanage, exploramos as últimas novidades em inovação, negócios e empreendedorismo que acontecem nos Estados Unidos e Europa, e como isso faz a diferença para você e para o seu empreendimento.

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria

Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!
Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing
Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Mar 01, 2020
Como Validar seu Produto e Começar a Vender com Michel Ank | Bume E076
38:00

Michel Ank é apaixonado por ajudar empreendedores. Teve uma carreira de sucesso na Vale na área de TI antes de fundar o Bume, plataforma de gestão, marketing e vendas no Instagram. É formado em Sistemas de Informação, cursou MBA de Gerencia de Projetos na FGV, e empreendedorismo na Babson College, nos Estados Unidos.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo Vinicius Fachinettooctanage.com/e076

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria

Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!
Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing
Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Feb 17, 2020
Da Periferia para o Mundo: Movimento, Logo Existo com Hebert Mota | Kal911 E075
37:02

Hebert Mota é um conector de negócios. Empresário internacional, ele batalhou para sair da periferia de São Paulo e marcar presença nos mais diversos cantos do mundo, sem deixar de lembrar de suas origens. É Autor do livro, 'Movimento, Logo Existo' lançado recentemente e Proprietário da Kal911. Ele foi agente do lutador Anderson Silva, e traz, em seu portfólio, histórias especiais e inusitadas: gravou com Kanye West, se reuniu com Jay-Z para tratar de negócios, esteve no aniversário de Michael Jordan e foi convidado para a posse do ex-presidente norte-americano Barack Obama. Entre as personalidades brasileiras com quem já foi conector de negócios, figuram nomes como Mano Brown, Alex Atala, Maria Rita, Daniel Zuckerman, Lázaro Ramos e Taís Araújo, todos amigos pessoais do empresário.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo Vinicius Fachinettooctanage.com/e075

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria

Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!
Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing
Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Feb 10, 2020
Legado e Sustentabilidade com Fernanda Caloi | TAO Bambu E074
32:34

Fernanda Caloi é Gerente de Programas do espaço do Google para startups em São Paulo, o Google Campus. 

Em 2016, começou um negócio com seu marido, a TAO Bambu, que produz peças, acessórios e vendem varas de bambu tratado com o objetivo de fortalecer a cadeia do bambu no Brasil e disseminar a cultura de utilização deste material que é sustentável e muito benéfico para o ser humano pelas suas propriedades e características naturais.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo André Piazzaoctanage.com

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria

Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!
Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing
Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Dec 15, 2019
Um Americano no Brasil: Traduzindo Culturas com Tom Reaoch | Talk 2 Brazil E073
30:41

Tom Reaoch é um americano com muitos anos no Brasil e experiência em empresas nacionais e multinacionais em desenvolvimento de produtos e mercados no Brasil, nas Américas e Europa. 

Conhecido como “O Rei do Networking”, atualmente é Podcast Host de dois programas: Talk2Brazil Podcast em inglês e BBN Brasil Podcast em Português.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo André Piazzaoctanage.com

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria

Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!
Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing
Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Dec 11, 2019
Ou Tudo ou Nada! De Imigrante em NY ao Mercado de Luxo com Luciane Serifovic | Luxian E072
36:33

Luciane Serifovic é especialista no mercado de luxo, líder de pensamento e CEO e fundadora da Luxian International Realty.

Dezesseis anos atrás, Luciane entrou em um escritório imobiliário em Manhattan e convenceu o gerente a dar “uma jovem do Brasil que falava pouco inglês e conhecia pouco sobre Nova York”, uma chance. Desde então e nos últimos 16 anos, gerenciou as vendas de milhares de transações, milhões de dólares em imóveis de alto padrão em Nova York, garantindo propriedades e investimentos para clientes em quase todas as regiões do mundo, orientando centenas de agentes, construiu os escritórios imobiliários mais bem-sucedidos do país e apareceu em muitos compromissos de palestras e mídia.

Além de ser modelo campeã de fitness, Luciane é autora do livro “Aguente: Se reuna e finalmente tenha tudo”. O livro é uma história clássica de imigrante e uma inspiração com uma visão de como as mulheres podem ter sucesso no trabalho e em casa usando obstáculos como lições de vida para alcançar seus sonhos. Todos os rendimentos do livro são doados à família de Sofia Rabello para apoiar sua batalha com um tumor cerebral.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo André Piazzaoctanage.com

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria

Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!
Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing
Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Dec 05, 2019
Mudar e (Re)Começar em um Novo País com Marcelo Irineu | Imigrands E071
22:14

Marcelo Irineu é Design Gráfico e na sua jornada profissional reune trabalhos em grandes empresas de seguros, varejo e mercado publicitário. Sua mudança para um outro país deveria ser apenas uma experiência de 6 meses. Nesse período aprendeu trabalhar de forma independente e ter mais tempo para utilizar a criatividade, é hoje um dos criadores do projeto ImiGrands, que vêm tomando forma e força dentro da comunidade Brasileira que vive na Austrália. 

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo Vinicius Fachinettooctanage.com/e071

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria

Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing
Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Dec 03, 2019
O Jornal na Era Digital e Sucessão Familiar com Giovanni Tumelero | Jornal do Comércio E070
30:51

Giovanni Tumelero é Diretor de Operações do Jornal do Comércio, administrador de empresas, pós-graduado em Jornalismo com ênfase em gestão e empreendedorismo na ESPM.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo André Piazzaoctanage.com

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria

Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!
Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing
Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Nov 26, 2019
Autoridade em Internet das Coisas (IoT) Direto do Vale do Silício | Daniel Elizalde E069
33:10

Daniel Elizalde é um dos maiores influenciadores de Internet das Coisas, mais conhecida pela abreviação “IoT” (Internet of Things, em inglês). Palestrante internacional, Consultor de Estratégia e Professor do curso de extensão mais concorrido da história da Universidade de Stanford sobre IoT.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo André Piazzaoctanage.com/e069

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria

Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!
Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing
Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Aug 19, 2019
Autenticidade: O Segredo das Melhores Estratégias de Marketing com Alline Jajah | Jajah Mkt E068
27:19

Alline Jajah é Estrategista de Marketing, criou estratégias digitais para mais de 50 empresas e empreendedores. Palestrante internacional e organizadora de dezenas de eventos de tecnologia. Estudou liderança para times inovadores no MIT e Gestão de Marketing pela GV.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo André Piazzaoctanage.com/e068

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria

Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!
Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing
Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

 
 
Jul 29, 2019
A Beleza Natural, Transpiração e Carreira Internacional com Izabella Wojciechowski | WojBeauty Squad E067
22:33

Izabella Wojciechowski é uma verdadeira artista da beleza. Começou sua carreira empreendedora aos 18 anos com um pequeno salão em Curitiba. Com experiência internacional nos Estados Unidos, Italia e Inglaterra, hoje aos 26 anos mora em Londres, onde é fundadora e diretora Criativa do Woj Beauty Squad. Ainda esse ano vai lançar o Woj Academy, uma escola online de beleza voltada para o profissionais brasileiros, onde vai trazer toda a sua experiência dos maiores fashion shows e também os famosos penteados artísticos russos.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo Vinicius Fachinettooctanage.com/e067

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria

Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!
Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing
Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Jul 21, 2019
Loggi: Os Segredos do Unicórnio Brasileiro da Logística | Propulsão P005
08:55

No Propulsão, comentamos e aprofundamos inovação e futurismo em termos simples: atualidades, tendências, livros, entrevistas e eventos.

Nesse episódio, André Piazza revela a Loggi - empresa de logística avaliada em mais de 1 bilhão de dólares que se tornou o mais novo unicórnio brasileiro agora em 2019.

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria

 

Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!
Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing
Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Jul 15, 2019
Fórmula do Sucesso - As 10 Competências Para Ser Bem-Sucedido nos Negócios | Propulsão P004
58:54

No Propulsão, comentamos e aprofundamos inovação e futurismo em termos simples: atualidades, tendências, livros, entrevistas e eventos.

Nesse episódio, André Piazza conversa com Paola Tucunduva sobre as 10 qualidades necessárias para ser bem-sucedida(o) nos negócios.

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria


Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!
Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing
Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Jul 08, 2019
Storytelling e Sustentabilidade - Contando Histórias com Lara Ely | Ecohistorias E066
35:04

Lara Ely é Jornalista, inquieta e  apaixonada por ecologia e por storytelling. É fundadora da @ecohistorias - Uma agência de conteúdo e sustentabilidade que usa o storytellling e a comunicação 360º para contar histórias de impacto e conectar empresas, pessoas, projetos e causas que visam a transformação socioambiental.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo Vinicius Fachinettooctanage.com/e066

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria

Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!
Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing
Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Jul 03, 2019
Desenvolvendo Cidades Inteligentes no Brasil com Stella Hiroki | Smart City Talks E065
31:41

Stella Hiroki é fundadora do Smart City Talks, uma plataforma de comunicação sobre a narrativa das cidades com o objetivo de incentivar as mulheres para trabalhar com tecnologia e inspirar mais pessoas para tornar as cidades mais inteligentes.

Doutora em Cidades Inteligentes pela PUC-SP e palestrante sobre inovação urbana e a participação de mulheres em projetos de tecnologia.

Nos encontramos aqui em Austin e em 2019 é a única representante brasileira a realizar uma palestra no Festival SXSW.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo André Piazza: octanage.com/e065

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria

Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!
Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing
Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Jun 23, 2019
Desenvolvendo a Marca que Nasceu com Você com Fabio Kerk | Propulsão P003
57:27

No Propulsão, comentamos e aprofundamos inovação e futurismo em termos simples: atualidades, tendências, livros, entrevistas e eventos.

Nesse episódio, André Piazza conversa com Fabio Kerk sobre como desenvolver sua marca pessoal

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria

Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!
Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing
Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Jun 17, 2019
O DNA do Maior Mentor de Startups do Brasil com Edson Mackeenzy | @Mackeenzy E064
01:01:08

Edson Mackeenzy, o Mack, é um dos empreendedores mais influentes do Brasil. Iniciou sua carreira em 1994 como radialista, em 1999 criou seu primeiro negócio, uma produtora de vídeos com uma forte pegada tecnológica, o que o permitiu em 2004 ser co-fundador e CEO do Videolog, o primeiro portal de vídeos do mundo até seu fechamento 10 anos depois. Em 2016, atuou como head de relacionamento na Bossa Nova Investimentos e em no fim de 2017, foi eleito melhor mentor de negócios do Brasil pela Associação Brasileira de Startups (ABS).

Atualmente Mack ministra palestras, gerencia projetos de inovação para grandes instituições, facilita treinamentos e hackathons, é mestre de cerimônias, curador e produtor executivo de eventos técnicos em marketing, inovação e tecnologia.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo André Piazza: octanage.com/e064

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria


Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!
Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing
Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Jun 10, 2019
A Nave de Elon Musk Que Pode Um Dia Levar Humanos à Marte | Propulsão P002
10:07

No Propulsão, comentamos e aprofunda inovação e futurismo em termos simples: atualidades, tendências, livros, entrevistas e eventos.

Nesse episódio, André Piazza relata como a empresa SpaceX do bilionário Elon Musk está trabalhando num foguete chamado “Starship” (nave estelar, em tradução livre) que um dia poderá levar pessoa até a lua, Marte, e lançar milhares de satélites em órbita.

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria


Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!
Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing
Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Jun 07, 2019
Algocracia: Como os Algoritmos Impactam a sua Vida? | Propulsão P001
39:14

No Propulsão, comentamos e aprofunda inovação e futurismo em termos simples: atualidades, tendências, livros, entrevistas e eventos.

Nesse episódio, André Piazza explora o poder crescente dos algoritmos em tomar ou limitar as decisões que temos no mundo físico e digital com Erik Nybo, autor do livro recém-lançado "O Poder dos Algoritmos".

Gostaria de ter a sua pergunta sobre inovação e empreendedorismo nos nossos episódios? Envie sua pergunta pelo WhatsApp em octanage.com/pergunte

Se esse episódio despertou seu interesse em trabalhar conosco em lançar a sua ideia ou transformar o seu negócio, aplique para mentoria em octanage.com/mentoria

 

Octanage é a sua dose de inspiração para inovar e empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Inovação | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Marketing

Octanage é feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

May 27, 2019
Como Construir uma Carreira em Inovação com Iglá Generoso | Digital Innovation One E063
28:51

Iglá Generoso: CEO da Digital Innovation One e fundador da Global Labs, um hub de inovação em Araraquara.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo André Piazzaoctanage.com/e063.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Aplique mentoria conosco em octanage.com/mentoria.

May 19, 2019
Game of Thrones: O Poder de uma Mensagem e a Arrogância de Daenerys
06:20

Aprendi uma lição importante sobre mensagem e audiência com essa personagem fascinante que é Daenerys Targaryen no magnífico seriado Game of Thrones que está finalizando na semana que vem.

May 13, 2019
Biomimética: Sabedoria da Natureza para Inovar nos Negócios com Giane Brocco | Amazu E062
40:11

Giane Brocco é pioneira ao trazer a biomimética para o Brasil. Fundadora da Amazu Biomimicry e Biomimicry Brasil, onde combina a engenharia com a sua paixão pela natureza para desenvolver projetos com inovação, tecnologia, criatividade e liderança a partir da biomimética. É Engenheira, Mestre em Engenharia e Certificada Especialista em Biomimética.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo André Piazzaoctanage.com/e062.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Aplique mentoria conosco em octanage.com/mentoria.

May 05, 2019
Seja um Especialista no seu Segmento com André Zimmermann | NetCos E061
36:05

André Zimmermann é Graduado em administração de empresas e pós em Gestão de Empresas pela INSEAD (França). Com 20 anos de experiência no mercado de comunicação, trabalhou em agências de publicidade no Brasil e na Espanha. Em 2013 passou a dedicar-se a função de empreendedor e já ajudou a fundar diversas empresa de tecnologia e comunicação. Em 2014, figurou em segundo lugar no ranking dos 50 Mais Inovadores da Comunicação e do Marketing no Brasil da plataforma Proxxima (Grupo Meio&Mensagem).

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo Vinicius Fachinettooctanage.com/e061.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Aplique mentoria conosco em octanage.com/mentoria.

Apr 29, 2019
Criando Agências de Turismo e Franquias de Sucesso com Gilmar Gianni | E060
34:23

André Piazza entrevista Gilmar Gianni: consultor em franchising e professor de marketing da UCS (Universidade de Caxias do Sul). Casado, pai de 2 engenheiros fantásticos com os quais aprende diariamente sobre empreendedorismo, inovação e startups.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo André Piazzaoctanage.com/e060.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Aplique mentoria conosco em octanage.com/mentoria.

Apr 21, 2019
Segurança Pública: Como Inovar e Resolver esse Problema com Gustavo Caleffi | Be On App E059
35:56

Gustavo Caleffi: um empreendedor por natureza, especialista e referência no tema de segurança e gestão de riscos. Autor do livro Caos Social – A Violenta Realidade Brasileira e sócio-fundador da Squadra Gestão de Riscos e do aplicativo Be On.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo André Piazzaoctanage.com/e059.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Aplique mentoria conosco em octanage.com/mentoria.

Apr 14, 2019
Como Criei a Maior Rede Social para Advogados do Brasil com Caroline Francescato | LinkLei E058
31:02

Caroline Francescato é advogada, com foco em Direito de Família e Sucessões. Ao atuar na profissão, sentiu a necessidade de uma ferramenta em que pudesse trocar conhecimento com os seus colegas e também prospectar clientes, fundando o LinkLei, hoje a maior rede social jurídica do Brasil, conectando escritórios de advocacia, legaltechs e universidades para gerar oportunidades de negócio.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo André Piazzaoctanage.com/e058.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Aplique mentoria conosco em octanage.com/mentoria.

 

Apr 08, 2019
Artistas & Empreendedores - Como superar a Tensão Criativa | Combustão C057
17:57

Jefferson Hoffmann é gaúcho de Porto Alegre, ator de formação e cabeleireiro há 17 anos. Estudou em escolas internacionais como Vidal Sassoon London e Tigi New York. Hoje coordena o Estúdio JH, um estúdio de beleza em Caxias do Sul.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo André Piazzaoctanage.com/e057.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Aplique mentoria conosco em octanage.com/mentoria.

Apr 03, 2019
Artista, Cabeleireiro e Empreendedor com Jefferson Hoffmann | Estúdio JH E057
37:04

Jefferson Hoffmann é gaúcho de Porto Alegre, ator de formação e cabeleireiro há 17 anos. Estudou em escolas internacionais como Vidal Sassoon London e Tigi New York. Hoje coordena o Estúdio JH, um estúdio de beleza em Caxias do Sul.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo André Piazzaoctanage.com/e057.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Aplique mentoria conosco em octanage.com/mentoria.

Apr 01, 2019
Como Criar Experimentos Inteligentes para o seu Negócio | Combustão C056
26:16

Cássio do Canto é sócio-fundador da PrimeSail, técnico da equipe olímpica de Vela e diretor do Ciclo Empreendedor RS. Equilibrando mais de 15 anos de vivências nos mundos corporativo e esportivo, faz dessa mistura sua carreira e seu negócio.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo André Piazzaoctanage.com/e056.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Aplique mentoria conosco em octanage.com/mentoria.

Mar 28, 2019
Lições da Vela para os Negócios com Cássio Lutz do Canto | PrimeSail E056
32:14

Cássio do Canto é sócio-fundador da PrimeSail, técnico da equipe olímpica de Vela e diretor do Ciclo Empreendedor RS. Equilibrando mais de 15 anos de vivências nos mundos corporativo e esportivo, faz dessa mistura sua carreira e seu negócio.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo André Piazzaoctanage.com/e056.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Aplique mentoria conosco em octanage.com/mentoria.

Mar 25, 2019
O Papel do Antagonismo no Protagonismo | Combustão C055
18:32

Gabriela Barreto é Advogada Empreendedora Humanitária, formada pela UNIFOR. Especialista em Direito e Processo Constitucional, Direito e Processo Tributário pela Faculdade Damásio de Jesus, Direito Público pela Faculdade Farias Brito.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo André Piazzaoctanage.com/e055.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Aplique para mentoria conosco em octanage.com/mentoria.

Mar 21, 2019
De Frente com Gabriela Barreto, Advogada Empreendedora Humanitária | E055
33:56

Gabriela Barreto é Advogada Empreendedora Humanitária, formada pela UNIFOR. Especialista em Direito e Processo Constitucional, Direito e Processo Tributário pela Faculdade Damásio de Jesus, Direito Público pela Faculdade Farias Brito.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo André Piazzaoctanage.com/e055.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Aplique mentoria conosco em octanage.com/mentoria.

Mar 17, 2019
O que é Experiência do Cliente e a Importância do NPS | Combustão C054
12:40

Lucas Hansel é apaixonado por pessoas e por suas histórias. É CEO do Gorila App, uma plataforma que faz a gestão da satisfação de clientes. Segundo a CX Network, está entre os 30 jovens com menos de 30 anos mais influentes em customer experience do mundo.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo Vinicius Fachinettooctanage.com/e054.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Aplique mentoria conosco em octanage.com/mentoria.

Mar 14, 2019
Experiência do Cliente: O Sucesso do seu Negócio Depende desta Métrica com Lucas Hansel | Gorila App E054
28:21

Lucas Hansel é apaixonado por pessoas e por suas histórias. É CEO do Gorila App, uma plataforma que faz a gestão da satisfação de clientes. Segundo a CX Network, está entre os 30 jovens com menos de 30 anos mais influentes em customer experience do mundo.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo Vinicius Fachinettooctanage.com/e054.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Aplique mentoria conosco em octanage.com/mentoria.

Mar 10, 2019
As Grandes Lições do Rugby | Combustão C053
09:23

Giuliano Passini é apaixonado por se conectar com pessoas. Hoje está a frente da ALMA RUGBY, especializada em criar conteúdos exclusivos e inovadores baseados na cultura e nos valores do rugby. Como ex jogador da Seleção Brasileira de Rugby busca transmitir todos os aprendizados que teve e as experiências de viajar o mundo!

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo Vinicius Fachinettooctanage.com/e053.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Aplique mentoria conosco em octanage.com/mentoria.

Mar 07, 2019
Alma Rugby: O Esporte como Ferramenta de Transformação Social com Giuliano Passini E053
29:03

Giuliano Passini é apaixonado por se conectar com pessoas. Hoje está a frente da ALMA RUGBY, especializada em criar conteúdos exclusivos e inovadores baseados na cultura e nos valores do rugby. Como ex jogador da Seleção Brasileira de Rugby busca transmitir todos os aprendizados que teve e as experiências de viajar o mundo!

 

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios. Aplique mentoria conosco em octanage.com/mentoria.

Mar 03, 2019
Explorando Nexialismo • Impressão 3D • Complementariedade no Empreendedorismo | Combustão C052
10:21

Felipe Menezes acredita que pode mudar o mundo através da educação. Tem uma relação bem próxima com startups: já fundou uma e quebrou outras.

Fundador da WTF! School, uma escola livre com foco em experiências transformadoras que pretende desenvolver protagonistas da transformação.

Engenheiro (mas tem coração) e entusiasta de futurismo, mestre em engenharia, professor universitário, palestrante e empreendedor. Pai do Pedro e do Lucas, adora tecnologia, mas mora num sítio. Curte filosofar, mas também bota a mão na massa.

Confira os recursos exclusivos dessa entrevista feita pelo André Piazza: octanage.com/e052.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidades para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa por André Piazza e Vinícius Fachinetto, consultores em Inovação e Negócios.

Aplique mentoria conosco em octanage.com/mentoria.

Mar 02, 2019
Aprendendo a Aprender com Felipe Menezes | WTF! School E052
29:26

Felipe Menezes acredita que pode mudar o mundo através da educação. Tem uma relação bem próxima com startups: já fundou uma e quebrou outras.

Fundador da WTF! School, uma escola livre com foco em experiências transformadoras que pretende desenvolver protagonistas da transformação.

Engenheiro (mas tem coração) e entusiasta de futurismo, mestre em engenharia, professor universitário, palestrante e empreendedor. Pai do Pedro e do Lucas, adora tecnologia, mas mora num sítio. Curte filosofar, mas também bota a mão na massa.

Feb 25, 2019
"Apaixonando-se pelo Problema" • "Reinventando as Organizações" de Frederic Laloux • O Círculo de Ouro de Simon Sinek | Combustão C051
20:32

Fausto Vanin é um profissional da transformação digital, que usa a tecnologia para gerar impacto positivo. Atua em negócios que utilizam a tecnologia Blockchain (OnePercent e Procivis), no segmento da Educação (PØX e SuperGeeks Canoas) e também de impacto social, como Fellow do Social Good Brasil e membro da Aldeia da Fraternidade.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidade para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa pelos hosts André Piazza e Vinícius Fachinetto, Consultores em Inovação e Negócios

Feb 22, 2019
Como Transformar Propósito em Negócio com Fausto Vanin | PØX E051
39:13

Fausto Vanin é um profissional da transformação digital, que usa a tecnologia para gerar impacto positivo. Atua em negócios que utilizam a tecnologia Blockchain (OnePercent e Procivis), no segmento da Educação (PØX e SuperGeeks Canoas) e também de impacto social, como Fellow do Social Good Brasil e membro da Aldeia da Fraternidade.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidade para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa pelos hosts André Piazza e Vinícius Fachinetto, Consultores em Inovação e Negócios

Feb 18, 2019
Mindfulness para Superar o Stress e Atingir Alta Performance com Gabriel Menezes | Spartancast E050
01:01:11

Gabriel Menezes é Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness com atuação na área esportiva e empresarial. Sua fascinação sobre o potencial humano o levou a ministrar treinamentos de liderança em todo o Brasil e ao redor do mundo como Dubai, Barcelona, Amsterdam, Luanda, Jakarta, Kuala Lumpur e Bangladesh.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidade para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa pelos hosts André Piazza e Vinícius Fachinetto, Consultores em Inovação e Negócios

Feb 10, 2019
EdTech: Inovando a Forma de Educar e Aprender com Richard Uchoa Vasconcelos | LEO Learning Brasil E049
30:19

Richard Uchoa Vasconcelos: CEO e fundador da LEO Learning Brasil, uma multinacional inglesa que é uma das maiores empresas do mundo no desenvolvimento de tecnologias educacionais e e-learning para o mercado corporativo. Ex-CEO e sócio da rede de escolas de inglês Britannia, vendida para a Cultura Inglesa em 2018. Mestre em Tecnologias Educacionais pela University of Oxford.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidade para Empreender | Mulher Empreendedora | Negócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa pelos hosts André Piazza e Vinícius Fachinetto, Consultores em Inovação e Negócios

Feb 04, 2019
Inspirando Pessoas e Empresas a Mudar o Mundo com Gui Massena | Dobra E048
37:23

Gui Massena: um cara que acredita que as empresas podem e devem ser um grande vetor de mudança na sociedade. Co-fundador da dobra, uma empresa que deixa o mundo mais aberto, irreverente e do bem. Graduado em gestão para inovação e liderança na Unisinos, esse palestrante do TEDx vem hoje aqui contar a sua história para inspirar você a transformar o mundo.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidade para Empreender | Mulher EmpreendedoraNegócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa pelos hosts André Piazza e Vinícius Fachinetto, Consultores em Inovação e Negócios

Jan 28, 2019
Como Assumir a Responsabilidade Pessoal para Ser Bem Sucedida nos Negócios com Paola Tucunduva | Protagonistas E047
40:54

Paola Tucunduva: coach, palestrante e empreendedora. Administradora e pós-graduada na FGV em Finanças e Marketing; 28 anos de experiência em gestão do seu próprio negócio; foi apresentadora do programa Alma do Negócio; instrutora do Empretec e professora da Fundação Dom Cabral. Foi finalista do Prêmio Woman Business Award 2008 (ONU/UNCTAD) e o Prêmio Mulher de Negócio 2009 (SEBRAE).

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidade para Empreender | Mulher EmpreendedoraNegócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa pelos hosts André Piazza e Vinícius Fachinetto, Consultores em Inovação e Negócios

Jan 21, 2019
Shark Tank Brasil: Largando Carreira Corporativa para Inovar como Chef com Fabricio Goulart | Feitosa Gourmet E046
31:13

Fabricio Goulart é chef de cozinha, pesquisador gastronômico e fundador da Feitosa Gourmet, uma startup sustentável na fabricação de produtos a base de banana.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidade para Empreender | Mulher EmpreendedoraNegócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa pelos hosts André Piazza e Vinícius Fachinetto, Consultores em Inovação e Negócios

Jan 14, 2019
Transformando Designers Brasileiros em Talentos Internacionais com Jonatas Vieira | Aela E045
25:50

Jonatas Vieira: co-fundador da Aela, uma empresa que tem o objetivo de transforma pessoas em talentos internacionais nas áreas de Design Digital e UX. É detentor do visto de Talento Excepcional no Reino Unido e de Residente Permanente no Canadá e palestra para brasileiros sobre como o Design de Interações, Interfaces e de Experiência do Usuário lhe abriu portas no mercado internacional.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidade para Empreender | Mulher EmpreendedoraNegócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa pelos hosts André Piazza e Vinícius Fachinetto, Consultores em Inovação e Negócios

Jan 07, 2019
O Melhor do Octanage em 2018 - BONUS B001
01:04:53

André Piazza e Vinicius Fachinetto juntos pela primeira vez, resumem o que aconteceu neste ano incrível de 2018. São dicas incríveis e muitas novidades para o ano de 2019, além de uma oferta imperdível para a nossa audiência nesse episódio exclusivo de final de ano.

Dec 31, 2018
Futurismo: O Mindset e os Desafios da Era Pós-Digital com Santiago Andreuzza | Aerolito E044
30:48

Vinicius Fachinetto entrevista Santiago Andreuzza: sócio-fundador da Aerolito, palestrante da TEDx, e professor nas áreas de computação cognitiva, inteligência artificial e blockchain.

Dec 24, 2018
O Marketing Digital de Resultado e Qualidade de Vida com Diogo Pimentel | Digital Gurus E043
29:53

Vinícius Fachineeto entrevista Diogo Pimentel é Empresário e especialista em marketing digital. Administrador, pós-graduado em ciências do consumo, possui mais de 13 anos de experiência em marketing e hoje vai nos contar um pouco da sua história e também sobre a empresa que fundou, a Digital Gurus.

Dec 18, 2018
Como Escrevi Livros de Sucesso sobre a Cozinha Saudável com Chef Leticia Moreinos Schwartz E042
28:45

André Piazza entrevista Leticia Moreinos Schwartz: uma apaixonada pela Cozinha Saudável. Economista, chef, autora premiada de 2 livros, spokesperson de uma campanha de saúde e bem estar. Trabalhou como correspondente da NBC durante as Olimpíadas no Rio 2016.

Dec 11, 2018
Como Otimizar Seu Perfil no LinkedIn com Daniel Vargas | Turbine Seu LinkedIn E041
50:43

André Piazza entrevista Daniel Vitola de Vargas: líder de vendas e marketing digital com mais de 15 anos de experiência em grandes empresas, nas quais gerou mais de 100 milhões de reais em vendas. Já faliu quatro vezes, foi demitido três vezes, mas nunca deixou de lado o seu propósito de vida e seus valores: transformar as pessoas na sua melhor versão. Fundador do Turbine Seu LinkedIn. Formado em Marketing de Varejo, Pós Graduado em Marketing Digital pela ESPM.

Dec 05, 2018
Como Otimizar Seu Perfil no LinkedIn com Daniel Vargas | Turbine Seu LinkedIn E041
50:43

André Piazza entrevista Daniel Vitola de Vargas: líder de vendas e marketing digital com mais de 15 anos de experiência em grandes empresas, nas quais gerou mais de 100 milhões de reais em vendas. Já faliu quatro vezes, foi demitido três vezes, mas nunca deixou de lado o seu propósito de vida e seus valores: transformar as pessoas na sua melhor versão. Fundador do Turbine Seu LinkedIn. Formado em Marketing de Varejo, Pós Graduado em Marketing Digital pela ESPM.

Dec 05, 2018
Confiança Criativa, Propósito e Liderança com Marcelo Pimenta | Protagonistas E040
45:07

André Piazza entrevista Marcelo Pimenta: jornalista, empresário, professor, palestrante, pesquisador, pensador e escritor, referência em inovação no Brasil, ajudando as pessoas a desenvolver a sua liderança e confiança criativa. Fundador do Protagonistas, uma aceleradora de resultados para empresas que querem inovar.

Nov 26, 2018
Como Transformei a Paixão por Livros num Blog de Sucesso com Helena Escalante | EntreGurus.com E039
26:26

André Piazza entrevista Helena Escalante, uma apaixonada por livros! Nascida e criada na Cidade do México, vive com seu marido nos Estados Unidos há mais de uma década. Consultora e mentora de pequenas empresas, ocupa a posição de Empreendedora-Residente (Entrepreneur-in-Residence - EIR) na Biblioteca Pública de Nova Iorque. Bloga diariamente no site EntreGurus.com, no qual atraiu ampla audiência em mais de 120 países com dicas que permitem a qualquer pessoa assimilar um livro em menos de 5 minutos, e colocar a sua sabedoria imediatamente em prática.

Nov 19, 2018
Como Desenvolver Habilidades Empreendedoras com Prof. Tiago Ratinho | IESEG School of Management E038
29:31

André Piazza entrevista Prof. Tiago Ratinho é professor e pesquisador de empreendedorismo na IESEG School of Management (Paris, França). Tiago traz para a sala de aula a sua experiência internacional para para formar profissionais cheios de habilidades para empreender em todos os contextos e setores.

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidade para Empreender | Mulher EmpreendedoraNegócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa pelos hosts André Piazza e Vinícius Fachinetto, Consultores em Inovação e Negócios

Nov 12, 2018
Criando um Brinquedo Inteligente para Ajudar Milhões de Crianças com Bruna Paese | iubi e Citse E037
53:59

Bruna Paese é uma entusiasta de tecnologia e apaixonada por criar um impacto positivo no mundo. Fundadora de diversas startups e empresas, incluindo a Citse e o Iubi, participante do Startup Chile que desenvolve a gamificação de rotina para crianças em tratamento de doenças crônicas. Graduada em Administração, MBA em Gestão Estratégica de Negócios.

 

Octanage é a sua dose de inspiração e sabedoria para empreender. Descubra como pensar e agir como um/a empreendedor/a de sucesso!

Empreendedorismo | Mentalidade e Habilidade para Empreender | Mulher EmpreendedoraNegócios | Startups | Inovação | Marketing

Feito com amor para a comunidade empreendedora em língua portuguesa pelos hosts André Piazza e Vinícius Fachinetto, Consultores em Inovação e Negócios

Nov 05, 2018
Como Liderar Equipes Internacionais com Claudio Toyama | Palestrante Internacional E036
27:44

André Piazza entrevista Claudio Toyama: paulistano, autor de best-sellers internacionais, colaborador da Forbes, e palestrante internacional. Frequentemente entrevistado na TV Americana em canais como NBC e FOX, onde compartilha sua especialidade em lideranças: pequenas mudanças que produzem grandes resultados. Mora com sua filha perto de Washington, DC (EUA) e é formado pela EAESP-FGV.

Oct 30, 2018
Coragem e Ação: os Desafios para Inovar como Nutricionista com Cynthia Antonaccio | Equilibrium Latam, Keywe Lab E035
34:40

André Piazza entrevista Cynthia Antonaccio: Empreendedora em Saúde e Nutrição, co-autora dos best-seller "Nutrição Comportamental" e autora do “Mindful Eating”. Junto com a Samantha Macedo, fundou a Equilibrium Latam em 2001, agência precursora do ramo da saúde com atuação no Brasil e América Latina. Em 2018 apresentou ao mercado o Keywe Lab, escola online de Inovação em saúde. Empreendedora e Mestre em Nutrição especializada em Inovação para alimentos, Design Thinking e Marketing.

Oct 22, 2018
Design de Propósito com Fabio Kerk | Kerk Design E034
28:30

Vinícius Fachinetto entrevista Fabio Kerk: Especialista em identidades de marcas pessoais e designer de propósito. Compartilhar conhecimento e aprendizado colaborativo é a sua maior motivação.

Spoiler: A ferramenta mais poderosa é parar e através de meditação visualizar o que você foi construindo durante a vida toda: as atividades que você repetiu, que deu prazer, e que por vários motivos acabaram sendo inibidos por crenças limitadoras. Encontrar essa intersecção. Os dois momentos mais importantes da nossa vida são: o nascimento, e o dia em que encontramos o nosso propósito pessoal!

Oct 04, 2018
Pesquisa Acadêmica na Prática: o Futuro do Investimento no Empreendedorismo com Prof. Newton Campos, PhD | FGV / IE Business School E033
37:04

André Piazza entrevista Prof. Newton Campos, PhD: professor de Empreendedorismo e Inovação da FGV EAESP e da IE Business School de Madrid (Espanha); autor do livro “The Myth of The Idea and The Upsidedown Startup”; Diretor e pesquisador líder do FGVcepe - Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da FGV EAESP e Membro do Conselho Consultivo da ABStartups - Associação Brasileira de Startups.

Sep 21, 2018
Construindo sua Marca, Audiência e Autoridade nas Redes Sociais com Marcelo Antonioli | DigPack E032
23:43

Vinícius Fachinetto entrevista Marcelo Antonioli: apaixonado por empreendedorismo, consultor de marketing digital, autor do Treinamento Mais Audiência para o Instagram, cofundador da DigPack Conteúdo & Mídia Digital. Há mais de 10 anos vem ajudando pessoas a se tornarem empreendedores de sucesso usando a sua própria imagem nas redes sociais as redes sociais.

Sep 05, 2018
O Poder da Rede de Relacionamentos com Fred Silveira | Meeting Educacional de Marketing e Finanças E031
31:52

Vinícius Fachinetto entrevista Fred Silveira: um gaúcho apaixonado por Recife e construtor de redes de relacionamentos. Teve participação e criação de diversos negócios nos ramos automotivo, gastronômico e de consultoria. Atualmente, atua no ramo da educação como palestrante, professor, escritor e consultor. Fred é formado em Administração de Empresas pela PUCRS, e com MBA em Gestão de Vendas pela Unisinos.

Aug 31, 2018
Gestão de Pessoas e Negócios na Era Digital com Laura Widal | LW Consultoria E030
23:05

André Piazza entrevista Laura Widal: empresária e mãe. Após trajetória em RH de grandes empresas, consolidada como executiva de RH da Raízen, fundou a Laura Widal Consultoria para Transformação de Pessoas & Negócios, com foco em mudança para a era digital e a nova economia. Coach profissional, Laura tem formação em Administração e pós-graduação em Estratégia.

Leia as notas completas na página do episódio.

Aug 16, 2018
O Impacto do Empreendedorismo Feminino no Brasil e no Mundo com Taciana Mello | The Girls on the Road E029
31:28

Vinícius Fachinetto entrevista Taciana Mello: publicitária e marketeira, construiu uma bem sucedida carreira profissional em multinacionais até resolver buscar outros caminhos. Hoje a frente do projeto The Girls on the Road, prefere ser reconhecida como "caçadora de inspiração", perseguindo histórias mundo afora que demonstram a força e impacto do empreendedorismo feminino.

Aug 08, 2018
Superando Riscos Através de Valores: de Zero a Meio Bilhão em Investimentos com Valter Bianchi Filho | Fundamenta Investimentos E028
38:29

André Piazza entrevista Valter Bianchi Filho: curioso e adepto do conhecimento multidisciplinar para solucionar os desafios mais complexos. Co-fundador da Fundamenta Investimentos, cujo portfolio é hoje de mais de meio bilhão de reais. Engenheiro e gestor de investimentos, empreendedor e pai de duas filhas.

Jul 26, 2018
Moda e Sonhos: O Segredo para Inspirar 100.000 Mulheres no Brasil com Ge Gotardelo | Cuplover E027
39:00

André Piazza entrevista Ge Gotardelo: fundadora e Diretora Criativa da inspiradora marca de vestidos Cuplover, uma empresa brasileira que nasceu em 2012 no interior de Minas Gerais e hoje lidera o mercado Slow Fashion no segmento de moda romântica atemporal com mais de 100 mil fãs em todo o Brasil.

Jul 11, 2018
Criatividade: Como Desenvolver essa Habilidade com Daniel Scott | Argutia E026
27:22

Vinicius Fachinetto entrevista Daniel Scott: Economista, Mestre em Administração e Consultor em eficiência operacional. Recentemente lançou a Argutia Academy, uma plataforma educacional voltada para profissionais que querem alavancar sua carreira profissional. Daniel trabalha ativamente para a democratização da educação sobre Administração e Empreendedorismo no Brasil.

Jul 04, 2018
Minha Jornada de Imigrante a Empreendedor: de Natal para o Vale do Silício com Pedro Felipe Moura | Flourish E025
25:20

Vinicius Fachinetto entrevista Pedro Felipe Moura: empreendedor natalense e imigrante radicado na Califórnia. Sua paixão ajudar os outros à inclusão financeira o levou a fundar a Flourish, uma startup que ajuda a jovens a poupar de uma maneira divertida, da qual é CEO. Formado em Economia e Relações Internacionais e MBA na Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Jun 20, 2018
Formas Práticas de Validar Modelos de Negócios com Alexandre Abu-Jamra | Klooks E024
23:56

Vinícius Fachinetto entrevista Alexandre Abu-Jamra: CMO e co-fundador da Klooks, principal plataforma de inteligência financeira do Brasil. Construiu trajetória de empreendedorismo e prática de modelos de negócios como co-fundador da Sentimonitor (startup dedicada à tecnologia de análise de mídias digitais), do Ciclo Empreendedor (ONG dedicada a fomentar o empreendedorismo no RS) e como CFO da CSL (maior fabricante de cabos navais da América Latina).

Jun 13, 2018
Relacionamento: Empoderando Empreendedores com Augusto Sítio | Empoderoff e Pitaya Bank E023
24:47

Vinícius Fachinetto entrevista Augusto Sítio: estudioso e investidor, identifica tendências em criptomoedas desde 2015. Fundador e CEO da Empoderoff e da Meta Global. Formado em Economia, é autor de um ebook sobre Bitcoin, é representante do BlockchainBrasil.org em São Paulo e palestrante de Forks do Bitcoin, Investimento em Criptomoedas e ICOs.

May 30, 2018
Como Transformar Criatividade em Inovação com Pedro Vilanova | Niña E022
30:57

Vinícius Fachinetto entrevista Pedro Vilanova: inovador fascinado pelo esporte que combina a criatividade com a tecnologia. Graduado em comunicação social, inicialmente atuando em agências de propaganda trabalhando para grandes marcas. Decidiu mudar e estudar tecnologia, fundando a Niña, uma empresa de análise de dados de comportamento que transforma insights em inovação.

May 23, 2018
O Imenso Impacto da Inteligência Artificial no seu Dia-a-Dia com Cezar Taurion | Kick Ventures E021
30:05

Vinícius Fachinetto entrevista Cezar Taurion: entusiasta da inovação e evangelista de inteligência artificial. É sócio e Head de Transformação Digital na Kick Ventures. Atua também como investidor anjo e tem como grande propósito entender os impactos da tecnologia nas pessoas, nos negócios e na sociedade e assim contribuir com esta grande revolução tecnológica que já estamos vivendo. Cezar é Mestre em Ciências da Computação pela PUC do Rio.

May 15, 2018
Oportunidades de Vida e Negócios no Mercado Imobiliário com o Casal Empreendedor Cláudia e Gianpaolo Paese | Imóveis na Rocha E020
38:27

André Piazza entrevista Cláudia e Gianpaolo Paese: casal cristão gaúcho, pais do Eric, empreendendo juntos no setor imobiliário na Imóveis na Rocha. Cláudia é graduada em Gestão em Segurança Empresarial e Patrimonial pela Faculdade Anhembi Morumbi (SP). Gianpaolo é Engenheiro Eletrônico e tem MBA Internacional em Gestão de Telecomunicações pela FGV / Ohio University, com mais de 25 anos de experiência em projetos multinacionais e gestão de vendas, servindo a empresas como Siemens, Ericsson, Dell e Roxtec.

May 09, 2018
Os Segredos de um Consultor de Negócios com Matheus Santiago Neto | RAIDHO Consultoria E019
37:30

Vinícius Fachinetto entrevista Matheus Santiago Neto: consultor de gente e gestão na RAIDHO Consultoria. Atua em projetos que integrem o desenvolvimento de negócios em conjunto com o das pessoas, desenhando programas possibilitem às empresas alcançar seus objetivos por meio da da evolução de seus profissionais. É graduado em Administração pela UFMG, coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e Mentor de Startups na Techmall.

May 01, 2018
HealthTech + Inteligência Artificial: Criando um Estilo de Vida Saudável com Leonardo Gross | Suisse Life Science E018
31:57

Vinícius Fachinetto entrevista Leonardo Gross: entusiasta do estilo de vida saudável, com mais de 17 anos de experiência na área da saúde. Atualmente é CEO da Suisse Life Science para América do Sul, uma empresa baseada em Londres com a missão de integrar tecnologias inteligentes no estilo de vida das pessoas. Co-fundador e curador do Blog de Saúde Digital e mentor dos Programas de Startups e Empresas de Base Tecnológica do Sebrae/SP. É formado em Marketing, com MBA em Gestão pela FGV e Ohio University.

Apr 25, 2018
Aprenda a Definir Metas para Encontrar Propósito e Vencer o Medo com Angelo Longhi | Maturitha E017
38:30

André Piazza entrevista Angelo Longhi: coach, comunicador, palestrante motivacional, casado e pai de 4 filhos, apaixonado pela vida. Um descobridor de sonhos e entusiasta de valores. Diretor da Maturitha Desenvolvimento Humano e Empresarial. Formado em Administração de Empresas pela UFRGS e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), hoje é Presidente da Instituto Brasileiro de Coaching de Inteligência Múltiplas (IBRACIM).

Apr 17, 2018
Perfil de um Intrapreendedor de Sucesso com Rafael Costa | Stara E016
27:11

André Piazza entrevista Rafael Costa: intrapreendedor (empreendedor em corporações) motivado por desafios e paixão por aprender. Ele gosta de criar relacionamentos onde as pessoas se sintam seguras e encorajadas a se desenvolverem. Rafael é gestor de TI na Stara, uma indústria de máquinas agrícolas em Não-me-Toque, RS. Além das suas responsabilidades diárias, Rafael também gosta de aplicar abordagens inovadoras para ajudar as pessoas e a empresa a melhorarem através de intrapreendedorismo. O Projeto Decolando é fruto das suas atividades intrapreendedoras na Stara.

Apr 11, 2018
Blockchain & Criptomoedas: Ousadia para inovar com Amanda Lima | Advogada Empresarial E015
26:46

Vinícius Fachinetto entrevista Amanda Lima: advogada empresarial; Consultora em Blockchain e Criptomoedas; Vice-Presidente da Comissão de Direito da Inovação e Startups da OAB/RN. Membro do Comitê de Blockchain da AB2L e co-fundadora do primeiro capítulo do Legal Hackers no Brasil (Natal/RN) e colaboradora na GoBlockchain.

Apr 04, 2018
Resiliência: o DNA do Empreendedor Serial com Fred Valente | eMotion Studios E014
23:51

Vinícius Fachinetto entrevista Fred Valente: empreendedor serial, investidor e fundador de mais de 10 startups ao longo das duas últimas décadas. CEO e fundador da eMotion Studios, o primeiro startup studio de Minas Gerais.

Mar 29, 2018
Inovação & Código Aberto: Um Novo Capítulo da Internet com Gabriel Engel | Rocket.Chat E013
37:58

Vinicius Fachinetto entrevista Gabriel Engel: leitor assíduo, fundador serial de startups, inovador e evangelista do código aberto. Ainda na faculdade fundou a sua primeira startup (a Intelimen); a segunda, ao retornar de experiência na Inglaterra (a Konecty) e finalmente a Rocket.Chat, uma plataforma de comunicação com mais de 10 milhões de usuários e 5 milhões de dólares em investimento, da qual é fundador e CEO. Gabriel é graduado em Administração pela UFRGS.

Mar 21, 2018
Da Teoria para a Prática: Integridade e Coerência para Fazer Acontecer com Wolfgang Rowell | Luming E012
36:44

André Piazza entrevista Wolfgang Rowell: entusiasta do desconhecido, fascinado por astronomia e astrofísica, co-fundador da Luming Inteligência Energética - empresa com foco em projetos turn-key de geração de energia - na sequência da experiências corporativas na Dell e na Gerdau. Wolfgang é Engenheiro Mecatrônico com especialização em Lean Manufacturing, energias renováveis e eficiência energética.

Mar 13, 2018
Paixão pelo Esporte e Empreendedorismo Social com André Secco Richter | Alster E011
30:11

Vinícius Fachinetto entrevista André Secco Richter: um apaixonado declarado por esportes. Está a frente da Alster, uma plataforma de fomento ao esporte, que tem a missão de apoiar e viabilizar os sonhos esportivos de todos os atletas brasileiros. Advogado com pós-graduação em gestão estratégica de negócios e também em finanças e governança corporativa, ambas pela ESPM.

Feb 26, 2018
Relacionamento Interpessoal e Resiliência para Inovar com Erik Fontenele Nybø | Edevo E010
30:55

Vinícius Fachinetto entrevista Erik Fontenele Nybø: Head de Inovação da Molina Advogados e Co-fundador da EDEVO; coordenador e professor do INSPER no curso "Direito em Startups", pesquisador pelo Centro de Private Equity e Venture Capital da FGV/SP, autor de livros, colunista de portais sobre startups e palestrante; coordenador do livro "Direito das Startups". É co-fundador e vice-presidente da AB2L - Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs.

Feb 19, 2018
Agências de Marketing Digital de Sucesso com Indrya Coimbra | Agência 2x2 E009
19:37

Vinícius Fachinetto entrevista Indrya Coimbra: graduada em administração e marketing pela PUCRS, com experiência de mais de 7 anos nas maiores agências do Rio Grande do Sul, hoje é sócia fundadora da Agência 2x2, onde tem como foco ajudar pequenos empreendedores a iniciar seus projetos e fortalecer sua marca na internet.

Feb 06, 2018
Empreendendo como Músico Profissional com Brunno Bonelli | Banda Calote E008
24:58

Vinícius Fachinetto entrevista Brunno Bonelli: cantor, compositor, produtor musical e cultural. Abandonou seu estágio há 10 anos enquanto estudante de Jornalismo. Desde então faz o que realmente tem paixão, e de músico amador para profissional, tem apresentações nos principais palcos do Sul do Brasil e é Líder da Banda Calote.

Jan 30, 2018
Disciplina e Liderança: Sucesso de Franquias de Beleza e Estética com Marcos Godoy | Onodera E007
25:22

Vinícius Fachinetto entrevista Marcos Godoy: Empresário, graduado em Publicidade e Propaganda com Especialização em Gestão Empresarial. Empreendedor, Gestor e Líder, atualmente é um dos franqueados mais premiados da Estética Onodera em Curitiba, uma rede com mais de 35 anos que atua com foco em tratamentos de alta tecnologia na área de estética e beleza.

Jan 22, 2018
Liderança em eCommerce com Leonardo Frade | Send4 E006
24:30

Vinícius Fachinetto entrevista Leonardo Frade: mineiro e pai da Lívia, é empreendedor e investidor anjo. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais, cursou International Management pela Universidade de Liége na Bélgica e também o Executive Program pela Babson College nos Estados Unidos. É co-fundador da Send4, eleita na Latam Retail Show a empresa mais inovadora para o varejo de 2017.

Jan 15, 2018
Como se Manter em Constante Atualização com Roberta Mattana | LadoBeta.com E005
28:19

André Piazza entrevista Roberta Mattana: jornalista com mais de 12 anos de experiência no segmento da comunicação, especialmente em marketing e assessoria de imprensa. Com pós-graduação em Gestão da Comunicação Empresarial, MBA em Gestão Estratégica de Vendas e Marketing de Relacionamento, tem no seu currículo atuação em jornal diário, revista e web, com passagens pela televisão. É diretora da Trending Comunicação Corporativa e fundadora do LadoBeta.com

Jan 08, 2018
Criando Legado e Superando Dificuldades com Tiago Teixeira | Potencialize-se E004
30:55

Vinícius Fachinetto entrevista Tiago Teixeira: Coach Executivo e Consultor na Potencialize-se com mais de 19 anos de experiência. É idealizador da primeira Certificação em Coaching do Senac RS onde também atua como Professor e Palestrante. É graduado em Marketing e Mestrando em Neurociência aplicada a Business pela Flórida Christian University dos EUA.  Fundador e Diretor da Potencialize-se Talentos em Expansão, onde desenvolve projetos de capacitação para empresas, profissionais liberais e também desenvolvimento pessoal e de carreira.

Dec 19, 2017
Como Compartilhar Experiências através da Inteligência Coletiva com Nelson Nectoux | GSD Experience E003
32:56

Vinícius Fachinetto entrevista Nelson Nectoux: graduado em Administração e Marketing pela PUCRS. Com atuação em multinacionais em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, hoje vive em San Diego na California, onde criou o movimento a GSD Experience e a Backyard Connections, que tem como objetivo conectar brasileiros que moram fora do país a serem sua melhor versão através da inteligência coletiva.

Dec 13, 2017
Mãe, Empreendedora e Apaixonada por Desafios. Como fazer a diferença com Renata Dal Bó | Grupo RT3 E002
33:05

Vinícius Fachinetto entrevista Renata Dal Bó: Graduada em Comunicação Social e com MBA em Marketing. Após anos atuando em empresas Multinacionais, fundou duas empresas em um período de crise econômica e política no Brasil sem precedentes. Hoje está a frente do Grupo RT3, uma empresa de Recrutamento Especializado.

Dec 08, 2017
Como Começar seu Negócio Transformando uma Idéia em Realidade com Fernando Wolf Bona | KickMarket E001
17:25

Vinícius Fachinetto entrevista Fernando Wolf Bona: Consultor e Empreendedor, Graduado em Ciência da Computação, possui Especialização em Gestão Estratégica de Negócios. É um programador apaixonado pelo mercado de ações na qual fundou o KickMarket, um jogo que ensina a investir em ações com o futebol.

Dec 08, 2017
Planejamento e Perseverança: Como Desenvolver um App com Capital Próprio com Mauricio Bisi e Leonardo de Ross | Uma Bira EPiloto
36:39

Neste Piloto, André Piazza entrevista Mauricio Bisi e Leonardo de Ross, os fundadores do App UmaBira, que nos contam a história fascinante do surgimento da ideia até a implementação do app com milhares de usuários pelo Brasil.

UmaBira é um app baseado em crowdsourcing e da economia colaborativa que compartilha com os usuários as melhores promoções de cervejas através de geolocalização.

Dec 08, 2017